Resenha | O Ódio que Você Semeia

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Autora: Angie Thomas
Editora: Galera Record
Páginas: 378
Ano: 2017
Classificação:
Skoob
Link de compra

Sinopse: Uma história juvenil repleta de choques de realidade. Um livro necessário em tempos tão cruéis e extremos.
Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial.Não faça movimentos bruscos.Deixe sempre as mãos à mostra.Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente.Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início.Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar.

O Ódio que Você Semeia foi muito comentado em 2017 e considerado por muitos o melhor livro do ano. E eu decidi pegá-lo esse ano devido a uma polêmica recente que houve envolvendo uma empresa de assinatura de livros, que em resumo alegou que livros YA não precisam de concentração para ser compreendidos, pois não trazem reflexões ao leitor. Pois é. Esse livro é um dos maiores exemplos de que muitas vezes esta afirmação é uma completa mentira.

A obra nos apresenta a jornada de Starr, uma menina negra que vive em um bairro negro dos Estados Unidos e presencia o assassinato de um de seus amigos, cometido por um policial branco. Este acontecimento desencadeia uma investigação e Starr se vê em uma situação que vai abrir seus olhos para uma realidade que ela sabia que existia, mas que passa a ter uma importância muito maior do que antes.

O Ódio que Você Semeia é um livro sobre racismo. Não só o racismo da segregação e do ódio, como o próprio nome sugere, mas também o racismo velado e diário, que se esconde nas atitudes mais “inocentes” e que é ignorado por grande parte da sociedade.

Acredito que a experiência de escrita deve ter sido muito íntima para Angie Thomas. No final do livro ela nos explica como teve a ideia de escrevê-lo e fala um pouco sobre as semelhanças entre a história de Starr e a sua própria. E para aqueles que, como eu, não tem muito contato com a cultura e o dia-a-dia de pessoas negras da periferia, foi muito incômodo perceber como a realidade se aproxima tanto da ficção apresentada no livro.

Eu poderia falar muito mais sobre a obra, mas existem diversas resenhas incríveis por aí, que trazem perspectivas mais aprofundadas sobre a importância desse livro não só para a literatura YA como para todas as outras faixas etárias e gêneros.

Leiam esse livro!

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑