Resenha | Morra por Mim

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

image

Título: Morra por Mim (Revenants - Livro 01)
Autor: Amy Plum
Editora: Farol Literário
Páginas: 424
Classificação:
Skoob 
Sinopse: Depois que seus pais morrem em um acidente de carro, Kate e sua irmã, Georgia, vão morar com os avós em Paris. Enquanto Georgia encontra na balada a cura para sua tristeza, Kate é mais introspectiva e se recusa a sair e se divertir, até resolver ir para um café com seus livros para tomar um pouco de sol. Ela conhece Vincent, um belo e misterioso garoto parisiense. Ao se relacionar com o menino e descobrir sua história, Kate tem que escolher entre deixar sua paixão de lado e seguir a vida em segurança, e assumir seus sentimentos e toda a complicação que seria namorar alguém imortal e com inimigos, e mudar para sempre sua vida.                            
O que falar dessa trilogia que eu mal conheço mas já considero pacas? Sério, tô aqui sem palavras pra descrever como gostei desse livro e de todo o universo e mitologia criados pela autora Amy Plum. Conheci esse livro no Goodreads, porque estava procurando um livro de fantasia/sobrenatural que fosse diferente. Não me arrependo nem um pouco de ter escolhido Morra Por Mim, gostei tanto que terminei a leitura e ainda me sinto na companhia dos personagens, além de estar babando por essa capa maravilhosa.

O livro chega bem próximo de todos os clichês conhecidos nesse tipo de história, mas transforma esses clichês em algo (quase) original. Kate, a protagonista, não é ingênua e nem um ímã de perigo; por muitas vezes é racional e não se deixa levar por sentimentos. Consegui sentir a dor da perda junto com ela, em momento algum achei dramático demais ou forçado, como acontece com algumas protagonistas órfãs por aí, que são 8 ou 80 (ou passam a história toda se lamentando, ou esquecem dos pais assim que conhecem o príncipe encantado). Adorei o fato de Kate ter uma irmã ao invés de uma melhor amiga, a relação das duas é tão gostosa de ler, sem contar que Georgia é um amor e super engraçada.

image

Vou ter que me segurar muito para não revelar do que se trata o livro. O que posso dizer é que é os “seres” que aparecem nessa história são diferentes de tudo que eu já vi. Há quem os compare com algo já conhecido, e isso é até citado várias vezes no livro, mas não consegui ver muita semelhança. Achei incrível o fato de que a existência deles não é em vão, existe um propósito muito plausível para que eles vivam. Pra mim esse é o maior diferencial, nunca vi nenhum outro ser sobrenatural com uma explicação tão legal para sua existência.

Outro ponto fortíssimo da narrativa é por se passar em um ambiente totalmente diferente do habitual: Paris. Quer lugar mais mágico para ser o background de uma história de amor? As descrições dos museus, praças e pontos turísticos são de encher os olhos e a imaginação. Dá pra sentir a atmosfera cinematográfica de Paris e todo o charme da França. Me deu muita vontade de conhecer os cafés e as pontes, além, claro, da Torre Eiffel.

E Vincent? Namorado perfeito, sem ser ciumento e possessivo; romântico, engraçado, sem contar a boa forma e tudo o mais que já sabemos que nos espera ao ler um mocinho de romance YA sobrenatural. Vincent e os rapazes de sua estirpe são tão lindos e encantadores que é impossível não se apaixonar. Por ser uma história adolescente, não temos cenas calorosas entre o casal protagonista, mas o pouco que vemos já é suficiente para suspirarmos.

image

A escrita de Amy Plum é rápida e fácil, e o enredo engata legal lá pela metade do livro, com muita ação e descobertas. Por ser o primeiro de uma trilogia, há muitas explicações sobre a origem do que Vincent é, todas as regrinhas sobre seu mundo e sociedade. Mesmo com bastante história, você não vai querer largar esse livro tão cedo.

Meu único ponto negativo é o clímax. Acho que poderia ter sido mais chocante, sabe?! A maneira que o problema foi resolvido me lembrou um pouco um dos livros da série Hush Hush, mas não direi mais nada para não revelar spoilers. Percebi que a maioria dos leitores curtiu o que aconteceu, talvez por não ter notado a leve semelhança.

image

Resumindo, se você gosta de um romance sobrenatural e está cansado de ler sempre a mesma coisa, leia Morra por Mim porque não vai se arrepender. Já estou planejando quando irei comprar Até Que Eu Morra, de tão empolgada que estou com a história!

Se você já leu ou se interessou pela leitura, deixa aí nos comentários :}

PS.: [Spoiler] Só pra registrar, tô com uma pulga atrás da orelha com o Papy da Kate. Por que ele se interessou em saber de onde ela tinha ouvido sobre os numa? Tem caroço nesse angu…[Fim do spoiler]

Beijos e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑