Resenha | Trono de Vidro

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

image

Autor: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Ano: 2013
Classificação
Skoob
Sinopse: Depois de cumprir um ano de trabalhos forçados nas minas de sal de Endovier por seus crimes, Celaena Sardothien, 18 anos, é arrastada diante do príncipe. Príncipe Dorian lhe oferece a liberdade sob uma condição: ela deve atuar como seu campeão em um concurso para encontrar o novo assassino real. Seus adversários são ladrões e assassinos, guerreiros de todo o império, cada um patrocinado por um membro do conselho do rei. Se ela vencer seus adversários em uma série de etapas eliminatórias servirá no reino durante três anos e em seguida terá sua liberdade concedida. Celaena acha suas sessões de treinamento com o capitão da guarda Westfall desafiadoras e exaustivas. Mas ela está entediada com a vida da corte. As coisas ficam um pouco mais interessantes quando o príncipe começa a mostrar interesse por ela… Mas é o rude capitão Westfall que parece entendê-la melhor. Então um dos outros concorrentes aparece morto rapidamente seguido por outros… Pode Celaena descobrir quem é o assassino antes que ela se torne a nova vítima? A medida que a investigação da jovem assassina se desenrola a busca por respostas a leva descobrir um destino maior do que ela jamais poderia ter imaginado.
Que sensação boa terminar um livro como esse! Tudo bem que descobri um pouco antes de começar essa resenha que a série terá SEIS livros (e mais alguns contos), mas vou tentar não pensar muito nisso e curtir cada momento que passar com Celaena e todos os personagens dessa trama.

image

Trono de Vidro apresenta algo que, a meu ver, está em falta na literatura YA: uma personagem feminina realmente forte. Aí você pode me dizer que já existe Katniss Everdeen ou Rose Hathaway, mas, apesar de gostar muito de ambas, nenhuma delas chega aos pés da força e segurança de Celaena Sardothien, nossa protagonista. Esta garota de 18 anos passou por tanta coisa que é um milagre que ainda esteja viva. Foi criada para ser uma assassina, e se tornou a mais conhecida e uma das mais temidas de Erilea.E o mais bacana é que eu não vi a “casca” dela quebrar nenhuma vez, que é o que costuma acontecer. Celaena, ao contrário de muitas protagonistas de YA, nunca se mostra insegura com coisas bobas (só a vi se incomodar com algo lá pro fim do livro, mas é bem sério e compreensível). Sempre tem uma resposta na ponta da língua e não leva desaforo pra casa. Sem contar o sarcasmo maravilhoso ♥ como não amar?

A ambientação de Trono de Vidro é um ponto fortíssimo da obra. Sarah J. Maas levou dez anos para construir Erilea, então, era de se esperar que todos os detalhes desse mundo fossem muito bem elaborados. Há até um mapa de Erilea para nos situar nos locais em que se passa a história. Como um bom livro de fantasia, temos diversos reinos, montanhas, florestas… Tudo bem gráfico e que estimula muito a imaginação.

image

Outra coisa que gostei muito foram os personagens. Adoro quando o autor foge de clichês e não determina mocinhos e vilões. Claro, é fácil distinguir quem está do lado do “bem” e quem está do lado do “mal”, mas o que quero dizer é que Celaena não é perfeita, e nós aceitamos isso e nos identificamos. Digo o mesmo de Chaol (segundo personagem preferido, depois da assassina), o príncipe Dorian e a princesa Nehemia. Todos eles possuem muitas camadas em suas personalidades, fazendo com que fiquem mais verossímeis.

Agora, sobre o enredo: que competição! Confesso que o desenrolar final foi um pouco previsível pra mim, mas no geral, os acontecimentos foram bem frenéticos, a todo momento algo de novo e inesperado acontecia. Gostei de alguns competidores, como Nox, e odiei outros, como Cain. A trama secundária que se desenrola paralela à competição também tem elementos bacanas e que me deixaram curiosa.

Minha única crítica é ao indício de romance que eu particularmente não esperava. Acho que foi justificável, mas desnecessário. Celaena é uma garota independente o suficiente e não acho que precisava se envolver com ninguém, pelo menos não agora. Por isso diminuí meia estrela da nota final.

Pra finalizar, fica a minha recomendação. Se você gosta de fantasia, reinos, magia, protagonistas fortes e uma pitada de humor e romance, corra para ler Trono de Vidro, te garanto que não vai se arrepender :)

Esta resenha faz parte do Desafio Literário Skoob 2015 (saiba mais clicando aqui).
Tema de Fevereiro: Fantasia

Beijos e até o próximo post!








0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑