Devaneios de Quinta #12

quinta-feira, 5 de março de 2015

Imagem: Deathtostock

Devaneios de Quinta é uma categoria do blog onde eu posto contos, crônicas, diálogos e opiniões sobre os mais variados assuntos, sempre às quintas-feiras.
[Desabafo/Opinião] O fim do DdQ?

Nessas semanas em que venho desenvolvendo esse “projeto” Devaneios de Quinta (hoje faz três meses!), já me vi diante de alguns questionamentos. Por exemplo, essa categoria do blog faz com que eu sempre escreva, ou seja, me obriga a produzir alguma coisa mesmo quando me sinto sem a tal da inspiração. E isso é muito bacana pra mim, eu preciso desse impulso, porque escrevendo mais, eu sigo rumo a uma escrita melhor.

Mas, tirando esse lado positivo, tem algo que me incomoda muito: eu ando me sentindo forçada a escrever sobre determinados assuntos que não quero. Pense rápido: quais são os textos que mais fazem sucesso web afora? Os de amor, certo? Seja platônico, correspondido, dramático, feliz… Textos sobre amor sempre fazem sucesso, chamam atenção. Mas gente, e se eu não quiser falar de amor? E se eu quiser falar de coisas menos fofas, menos “novelísticas”? Aí eu não vou ter reconhecimento, pelo menos não aqui pelo blog. (Esta categoria é uma das menos acessadas, btw)

Mas aí você pode estar pensando que a gente tem que fazer algo porque gosta, não pelo reconhecimento e sucesso. Ok. Mas a questão é que eu não me sinto à vontade para postar os textos que ando querendo postar ultimamente. Acho que eles não se encaixam, não combinam com esse “ambiente virtual pessoal”. Eu quero ser esquisita. Não, na verdade eu não quero ser. Eu quero poder ser. Eu quero que as pessoas leiam meus textos e não necessariamente se sintam tocadas nem emocionadas; quero que elas sintam algo. Pode ser raiva, repulsa, eu não ligo. Quero transmitir alguma coisa.

É meio confuso, eu sei. Mas eu gosto de contar histórias, por mais curtas que sejam. Acho que já passei um pouco da fase “cartinhas de amor”. Ainda escrevo uma ou outra de vez em quando, mas não consigo mais me enxergar nelas. Agora, nas mini-cenas que crio, com personagens, enredo, ambientação… Eu me vejo em cada detalhe. Sou eu em cada descrição, cada diálogo, cada personagem.

Dito isso, estou num dilema. Não sei se continuo com essa categoria, mas a torno mais esporádica (mensal, por exemplo), ou dou um fim a ela. Só sei que não quero parar de dividir meus pensamentos aqui, e não quero me sentir obrigada a fazer algo que não me sinto à vontade.
Gostaria muito de saber a sua opinião! No meu lugar, o que você faria?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑