Resenha | Unteachable

segunda-feira, 22 de agosto de 2016


Autor: Leah Raeder (Elliot Wake)
Nível de Inglês: Intermediário
Páginas: 356
Ano: 2013
Classificação: 
Sinopse: Maise O'Malley just turned eighteen, but she's felt like a grown-up her entire life. The summer before senior year, she has plans: get into a great film school, convince her mom to go into rehab, and absolutely do not, under any circumstances, screw up her own future.
But life has a way of throwing her plans into free-fall.
When Maise meets Evan at a carnival one night, their chemistry is immediate, intense, and short-lived. Which is exactly how she likes it: no strings. But afterward, she can't get Evan out of her head. He's taught her that a hookup can be something more. It can be an unexpected connection with someone who truly understands her. Someone who sees beyond her bravado to the scared but strong girl inside.
That someone turns out to be her new film class teacher, Mr. Evan Wilke.
Maise and Evan resolve to keep their hands off each other, but the attraction is too much to bear. Together, they're real and genuine; apart, they're just actors playing their parts for everyone else. And their masks are slipping. People start to notice. Rumors fly. When the truth comes to light in a shocking way, they may learn they were just playing parts for each other, too.
Não costumo ler livros de romance entre professor e aluna. O único que li antes desse foi Métrica, que achei até bacana mas muito melodramático. Em Unteachable, me deparei com uma história que poderia cair na repetição, mas acabou se tornando um dos melhores livros do gênero NA que já li.

Nessa obra de Leah Raeder (que agora é conhecido como Elliot Wake), conhecemos Maise, uma garota de 18 anos que está pouco se lixando pra você e o que você pensa sobre ela. Dona de uma personalidade forte, ela teve sua infância roubada por uma mãe que poluiu sua vida com toda a podridão do mundo das drogas e da prostituição. Porém nossa protagonista não nega seu passado e fala abertamente sobre ele, inclusive reconhecendo que grande parte de suas atitudes provém de tudo a que foi submetida quando criança. Só pela honestidade da personagem, a obra já ganhou muitos pontos comigo.

Raeder tem aquele dom de criar personagens realistas e que geram grande empatia no leitor, mesmo sem despertar sentimentos positivos. Por exemplo, eu entendi a bagagem de Maise e senti muita empatia por ela e seus problemas, apesar de não apoiar seu comportamento. Isso transforma uma história simples como a de Unteachable em algo espetacular, que nos deixa curiosos para conhecer mais sobre cada personagem apresentado.

É claro que eu me incomodei com o relacionamento de Maise e Evan, já que diferença de idade é algo muito delicado e envolve diversos fatores, principalmente o abuso psicológico e a disparidade emocional. E mais uma vez Raeder acerta em cheio na abordagem honesta e real, provocando não só seus personagens como também o leitor. Eu torcia pelo casal principal mas ao mesmo tempo ficava pensando: "Ele não é muito velho pra ela? Mesmo sendo legalizado, isso não é errado?". E eu adoro quando fico me questionando durante uma leitura.

Não sei se classificaria esta obra como NA "puro", acho que fica mais para um coming of age. Porque se tem algo que Maise faz nesse livro é crescer. Ela passa por esse relacionamento totalmente novo, já que não estava acostumada a se envolver profundamente com ninguém, e isso gera uma série de mudanças, não tão comportamentais, mas em seu modo de pensar. E isso é muito empoderador, já que vemos que nem sempre as atitudes julgadas "erradas" pela sociedade são necessariamente prejudiciais. Um tapa na cara dos conservadores, eu diria.

Portanto, se for embarcar nessa leitura, vá de cabeça e coração abertos. Você vai encontrar cenas bem descritivas de sexo e em grande quantidade (o que me incomodou um pouco), questionamentos sobre ética e moral e diversos assuntos polêmicos. Mas também vai encontrar uma protagonista crível, um relacionamento sem muita enrolação e relações de amizade interessantes. Só não leia se for fã de histórias leves e descontraídas, porque com certeza não é o caso aqui.

Minha nota só não foi maior por conta do desenvolvimento de algumas tramas paralelas pouco verossímeis e pelo final bobinho. Mas no geral é uma ótima história e eu pretendo ler mais de Raeder/Wake.

E aí, Unteachable despertou seu interesse? Deixa um comentário me contando o que achou dessa história!

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑