5 dicas essenciais para conseguir ler mais

quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Imagem: Anthony Tran (Unsplash)
É bem comum me perguntarem como eu consigo ler tantos livros por mês. Na verdade, eu nem acho que leio tanto assim, mas pra quem não tem o costume, pode parecer que é bastante. De qualquer forma, se você faz parte do grupo dos que não leem muito, vem saber quais são as minhas dicas pra quem quer aumentar seu número de livros lidos no mês!

Faça da leitura a sua prioridade

Essa é a dica número um de qualquer leitor assíduo. Quem lê muito, lê muito pois torna a leitura a atividade mais importante entre todas as outras (Netflix, cinema, jogar videogame, sair no fim de semana etc.). Ou seja, se você estiver no transporte público ou no horário de almoço, ao invés de passear pelas redes sociais, você abre seu livro.

Leia livros curtos/únicos

Pelo menos até você ganhar um ritmo bom de leitura, é melhor ler livros curtos. Assim o volume de leituras será maior e você ficará motivado até mesmo quando se deparar com uma obra um pouco mais extensa. Livros únicos são a melhor opção para quem está "começando".


Descubra e leia o seu gênero favorito

Se você curte assistir um filminho no fim de semana, pense: qual é o seu gênero favorito? Romance, drama, terror, policial…? Usando isso como base, comece a buscar livros de gêneros semelhantes e vá desenvolvendo o seu gosto. Quando você lê aquilo que tem mais afinidade, a leitura flui bem melhor (e mais rápido).

Aposte nos e-books

Para quem tem algum e-reader ou lê pdf no celular, esta é uma dica valiosa. Muita gente - inclusive eu - percebe que lê mais rápido quando aposta na versão digital, talvez pela facilidade de levar o e-book para qualquer lugar ou pelo ato da leitura, que se dá pelo simples toque na tela ao passar de página. O que importa é que os e-books tem ajudado muitos leitores a aumentar sua pilha de livros lidos.

Participe da comunidade

Quer motivação melhor do que conversar com quem gosta da mesma coisa que você? Seja comentando em posts ou vídeos, participando de desafios e clubes literários… De qualquer forma, interagir com o público leitor é sempre uma boa ideia, então procure sempre estar em contato com as pessoas que curtem um bom livro (começando por mim!).

E aí, o que achou das dicas? Já pratica alguma ou vai começar a aplicá-las na sua vida? Conta pra mim nos comentários!

Beijos e até o próximo post :*


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑