6 ferramentas para te ajudar a escrever melhor

terça-feira, 7 de outubro de 2014
Olá, como vão?

O post de hoje é para quem, como eu, adora escrever. Seja posts de blog, pequenos contos, livros, etc. Se você tem paixão pela escrita e quer sempre melhorar e passar cada vez mais tempo escrevendo, continue lendo porque eu vou te dar dicas de softwares/apps para escrever mais e melhor!

Opa, mas aí você pode dizer: “Por que cargas d'água eu precisaria de um software pra escrever? Escrever não é simplesmente sentar na frente do computador, abrir qualquer editor de textos e digitar até os dedos doerem?” E eu te respondo que SIM amigo, escrever é simples, fácil, sem segredos. Mas quem passa muito tempo escrevendo no computador sabe o quão difícil pode ser se concentrar no seu trabalho, quando há tantas coisas acontecendo nas outras abas que você deixa abertas, na música que toca nos alto falantes… Enfim, às vezes, a distração é muito grande, e existem softwares específicos para te ajudar a se concentrar e escrever durante horas sem nem perceber todo o tempo que passou. Pois bem, vamos à lista?

Word

image

Certamente o mais utilizado pelos escritores e aspirantes pelo mundo à fora. Já vem instalado em qualquer computador com Windows e se destaca pela grande quantidade de edições que possibilita. De fácil utilização, agrada a todos e dificilmente trará problemas de “adaptação”, mesmo ao se escrever grandes textos. Apesar de se poder dar zoom na página, perde pontos por não oferecer uma interface mais limpa.

FocusWriter

image

Esse é um dos melhores softwares para escrever que eu conheço. Foi o primeiro que utilizei. Com uma interface simples, o objetivo do FocusWriter é direcionar sua total atenção para seus trabalhos e esquecer do restante. Gratuito e com várias funções interessantes, esse é um software ótimo para iniciantes. Possibilita a você estabelecer uma meta diária de palavras, organizar vários textos em abas diferentes, estipular alarmes para não se perder demais na sua escrita, alterar fonte (tamanho, negrito, itálico), editar o fundo de tela para uma imagem que mais te agrade… Ufa! Tem tantas funções que provavelmente esqueci de alguma coisa.

OmmWriter

image

Ah, o OmmWriter… Considerado por muitos como o melhor do gênero, este software possibilita que você entre de cabeça em suas palavras, e não saia de lá tão cedo. A interface clean e minimalista tem diversas opções que vão de alterar o som das teclas até escolher uma trilha sonora calmante. Seu diferencial está na tela, que não possui nenhuma divisão e deixa tudo “limpo”, só com suas palavras (no print eu deixei com as divisões para exemplificar as funções). Impossível não relaxar e produzir muito material enquanto se utiliza o OmmWriter. Seu ponto negativo? É pago.

Abaixo, segue um vídeo do app em ação:



Introducing OmmWriter Dāna from herraizsoto on Vimeo.

Yarny

image

O Yarny é um software online gratuito para aqueles que precisam organizar suas ideias. Especificamente ideias de livros de ficção, que necessitam de pesquisa sobre lugares, costumes, estilos, etc. Sua interface é clean, porém com muitas abas e menus visíveis ao alcance dos dedos. Possibilita salvar, por exemplo, perfis de personagens.

Necessita de cadastro para salvar seus projetos na nuvem.

750 Words

image


O 750 Words é mais um site que te propõe um desafio: escrever 750 palavras sempre que acessar o site. Difícil? Jamais! Este número de palavras nada mais é do que em média três páginas. Um modo interessante de sair do temido bloqueio criativo, até porque o site te dá “pontos” (badges, imagem acima) a cada vez que você alcança a meta.


Written? Kitten!

image
Imagens: Reprodução
O mais simples da lista, é indicado para os amantes de gatos. Funciona assim: ao entrar no site, uma caixa de texto aparece e você estabelece uma meta de palavras para cumprir (mínimo de 100). Cada vez que alcançar o número estipulado, a foto de um gatinho aparece ao lado! Hahaha, uma bela motivação, não é?!

Bom, essa foi a minha listinha de aplicativos e sites para te ajudar nessa deliciosa tarefa de escrever. Qualquer dúvida, deixe um comentário ou me mande um e-mail! Ficarei feliz em responder.

Beijos e vejo vocês no próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑