Resenha | O fundo é apenas o começo

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Autor: Neal Shusterman
Editora: Valentina
Páginas: 272
Ano: 2018
Classificação:
Skoob

SinopseUma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental..CADEN BOSCH está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas..CADEN BOSCH é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho..CADEN BOSCH é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos..CADEN BOSCH finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos..CADEN BOSCH está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar..CADEN BOSCH está dilacerado..Cativante e poderoso, O Fundo é Apenas o Começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta.

Eu já li alguns livros YA sobre saúde mental, e posso dizer com absoluta certeza que nenhum mexeu tanto comigo e de uma maneira tão peculiar e especial quanto este. O Fundo é Apenas o Começo, do meu queridinho Neal Shusterman, nos apresenta uma história íntima e intensa sobre um jovem de quinze anos que tenta conviver com uma doença mental.

Esse é aquele tipo de livro em que é melhor se aventurar sem saber muita coisa sobre o enredo. A obra nos apresenta duas histórias paralelas: em uma, vemos o protagonista Caden vivendo uma vida comum de adolescente, porém começando a suspeitar que algo está diferente em sua mente; em outra, acompanhamos Caden em um navio, repleto de tripulantes curiosos e bizarros. Essas histórias podem parecer desconexas, mas aos poucos vão se entrelaçando e se desvendando para o leitor, que vai se vendo cada vez mais envolvido por elas.

Caden é um adolescente comum, que estuda, se diverte com seus amigos e tem bons momentos em família. Inclusive, sua família é um dos pontos que mais se destacam na obra, pois Caden tem uma relação bastante próxima com seus pais e sua irmã mais nova, sem soar perfeita demais. Nos momentos mais delicados da história, a presença da família de Caden é crucial para nos mostrar que nunca devemos enfrentar nossos problemas sozinhos.


A maneira que os transtornos de Caden são tratados é muito sensível e verossímil. Mesmo com todas as metáforas e partes lúdicas, conseguimos perceber com clareza como funciona uma mente perturbada, como tudo começa e se desenvolve e como é importante tratar esses transtornos o quanto antes, com um acompanhamento profissional.

É visível como Shusterman colocou seu coração nesse livro. Ele nos explica como foi o processo de escrita e o quão importante foi a ajuda de profissionais e de uma pessoa em especial – seu filho – para trazer mais veracidade à história. Com certeza, ler o posfácio do autor foi a parte mais marcante e emocionante pra mim. Eu consegui sentir toda a dor e a força dessa história, e compreendi ainda mais a mensagem que a obra quis passar. Foi muito emocionante, e toda vez que eu lembro desse trecho, sinto vontade de chorar.


São inúmeros os motivos que eu teria pra tentar te convencer a ler O Fundo é Apenas o Começo. Mas eu prefiro somente dizer que eu o recomendo muitíssimo e acho que todo mundo deve ler e se emocionar com essa história.

Beijos e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑