As 5 adaptações literárias mais fiéis que já assisti

terça-feira, 6 de janeiro de 2015
image


Ler é uma delícia, mas nada como ver os personagens que você imaginou ganhando vida na tela do cinema (ou da TV, do computador, etc). Por isso hoje vou fazer um top com as adaptações mais fiéis que já assisti. Aqui cabem filmes e séries. Coloquei mais ou menos em ordem de preferência, e estou levando em conta apenas a fidelidade dos “fatos”. Como sempre, será uma listinha humilde, mas de coração :)

Game of Thrones: 1ª Temporada
(Filmow / Skoob)

A temporada de estreia de GoT foi a única diretamente adaptada de um dos livros da série, nesse caso, o primeiro, Guerra dos Tronos. Eu li o dito cujo após assistir a série, e isso nem sempre é tão bom. Por exemplo, isso acabou retardando bastante meu ritmo de leitura, demorei mais de um ano para terminar o livro. De qualquer forma, achei a temporada extremamente fiel, todo o dinheiro que é gasto com essa produção a cada episódio é muito bem aplicado. Os cenários e figurinos dão um show, assim como a caracterização dos personagens (tirando leves mudanças como a idade da Daenerys, por exemplo). Recomendo a quem ainda não assistiu, vale muito a pena ler antes para se deslumbrar com a fidelidade da série!


A Menina que Roubava Livros
(Filmow / Skoob)

Eu li AMQRL há muitos anos, acho que foi em 2008. Portanto, quando fui assistir ao filme, minhas lembranças da obra não estavam muito confiáveis (eu devia ter relido mas não o fiz). Mesmo assim, a sensação que tive ao assistir foi praticamente a mesma de quando li. Me apaixonei pelos mesmos personagens, chorei nas mesmas cenas, me emocionei nos mesmos diálogos. Os efeitos visuais são deslumbrantes e trouxeram a sensação de guerra muito forte. Minha única crítica é que eu gostaria que a Morte fosse narrada por uma mulher (imaginei assim no livro) e que ela tivesse narrado mais trechos, porque as “notas” dela são as melhores passagens do livro. Ah, o filme poderia ter sido falado em alemão também, mas entendo que por ser um blockbuster isso dificilmente aconteceria.



A Culpa é das Estrelas
(Filmow / Skoob)

Ano passado foi o ano das adaptações, hein?! As duas obras destruíram meu coração, mas só o filme conseguiu me fazer chorar como uma criança, soluçando e assoando o nariz toda hora. Foi uma coisa horrível e linda ao mesmo tempo, assistir àquela história, viver com o Gus e a Hazel aquele amor… Sem palavras para descrever a perfeição de ACEDE e como uma obra completa a outra. Não consigo me lembrar de uma cena que eu não tenha imaginado pelo menos um pouco parecida com o que vi! Meu Gus é diferente do Ansel Elgort, mas mesmo assim, fiquei apaixonada por ele tanto quanto no livro. Acho difícil que você ainda não tenha assistido, mas se não, fecha essa aba e vai correndo alugar/baixar!


Garota Exemplar
(Filmow / Skoob)

Esse aqui é minha escolha como melhor filme de 2014. Eu amo tudo o que o David Fincher faz, e fiquei boba com a perfeição que ele atingiu com Garota Exemplar. Teve gente reclamando da atuação do Ben Affleck, mas eu achei bem competente e parecida com o que eu esperava do Nick. Agora, vamos falar da musa, linda, maravilhosa: Rosamund Pike! Que escolha perfeita para interpretar a Amy. Eu li em algum lugar que ela foi a única atriz pensada pelo Fincher para interpretar a Amy, e tipo, se ela não aceitasse o papel, o filme não aconteceria. O cara sabia mesmo o que estava fazendo, e me fez acreditar que ninguém mesmo poderia ter dado vida à louca da Amy como a Rosamund fez. E o roteiro, minha gente? Escrito pela própria autora(!), não tinha como dar errado. Foi tão perfeito que me fez gostar do final (que eu nem tinha curtido tanto no livro). O tom que o Fincher escolheu para a obra foi um pouco diferente do original, ele colocou um sarcasmo e humor negro que não existiam no livro. Mas funcionou muito bem e só tornou o filme mais gostoso de assistir. Palminhas mil, só amor.


Jogos Vorazes: Em Chamas
(Filmow / Skoob)

Um dos meus favoritos da vida, tinha que estar em primeiro (apesar de meu coração ficar dividido entre ele e o anterior dessa lista). Impressionante a evolução da série em vista do primeiro filme, que pra mim foi bem decepcionante. Para muitos, Em Chamas é o melhor livro; eu não compartilho dessa opinião, mas dos três filmes lançados até agora, com certeza ele é o melhor. O que falar do enredo perfeitamente adaptado, com poucas diferenças e a ambientação impecável? O diretor Francis Lawrence se preocupou em fazer uma adaptação fiel, tanto que bateu um papo com a Suzanne Collins para que ela o ajudasse a fazer tudo direitinho. Gente, e os personagens?! Finnick ♥ Johanna ♥ Beetee ♥ e todo mundo, praticamente como eu imaginava. Sério, não consigo encontrar defeito nesse filme. Só acho que poderia ser mais comprido, parece que as 2:30 passam voando!

Imagens: Reprodução
Menção Honrosa: Os Homens que Não Amavam as Mulheres 
(Americana / Sueca / Skoob)

Esses filmes só entram nessa lista por um motivo: Lisbeth Salander. Eu não sei que macumba ambas atrizes fizeram, mas as duas conseguiram ser impecavelmente fiéis à Lisbeth do livro! Os enredos das duas adaptações são sim fiéis na medida do possível, mas para mim o destaque é 100% dessa personagem magistralmente criada por Stieg Larson. Impossível tirar os olhos quando Lisbeth entra em cena. Aguardo pela continuação americana, a sueca tem na Netflix mas não sei porque estou demorando tanto para assistir.

Essa foi a minha lista (ou TOP, se preferir) das adaptações literárias mais fiéis que já assisti. Tem alguma que você acha que ficou de fora e poderia estar aqui? Deixa nos comentários!

Um beijo e até o próximo post :*


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑