Resenha | Edgar Allan Poe: Medo Clássico vol. 1

sexta-feira, 23 de março de 2018

Autor: Edgar Allan Poe
Editora: Darkside
Páginas: 384
Ano: 2017
Classificação:


Sinopse:Seguindo o padrão quase psicopata de qualidade que os leitores já esperam da DarkSide® Books, o livro é uma homenagem a Poe em todos os detalhes: da capa dura à nova tradução feita por Marcia Heloisa, pesquisadora e tradutora do gênero, além das belíssimas ilustrações em xilogravura feitas pelo artista gráfico Ramon Rodrigues. E o mais importante: o conteúdo selecionado que recheia as 384 páginas deste primeiro volume de Edgar Allan Poe: Medo Clássico. E que conteúdo!
Pela primeira vez numa edição nacional, os contos estão divididos em blocos temáticos que ajudam a visualizar a enorme abrangência da obra. A morte, narradores homicidas, mulheres imortais, aventuras, as histórias do detetive Auguste Dupin, personagem que serviu de inspiração para Sherlock Holmes.
O livro traz ainda o prefácio do poeta Charles Baudelaire, admirador confesso de Poe e o primeiro a traduzi-lo para o francês. Os contos são comentados na voz do personagem mais famoso de Poe, um certo pássaro de asas escuras como a noite. E por falar nele, Edgar Allan Poe: Medo Clássico apresenta “O Corvo” na sua versão original, em inglês, além de reunir suas mais importantes traduções para o português: a de Machado de Assis (1883) e a de Fernando Pessoa (1924).
Uma obra tão completa que não poderia se limitar a um só volume. A DarkSide® Books já começa a organizar Edgar Allan Poe: Medo Clássico, volume 2. Além de Poe, Mary Shelley, Bram Stoker e Lovecraft também farão parte da coleção Medo Clássico, sempre com ilustradores convidados e tradutores que respiram e conhecem profundamente as obras originais.
Nunca mais houve um autor como Poe. Nunca mais haverá uma edição como esta.

Quem me acompanha há algum tempo sabe que eu sou muito fã de Edgar Allan Poe. Meu primeiro contato com a obra do escritor foi com uma edição bem simples de Histórias Extraordinárias da editora Martin Claret. Foi amor à primeira lida. Cheguei a comprar a versão da Barnes and Noble (que mostrei nesse post aqui) mas ainda li muito pouco dela por motivos de: inglês super rebuscado e arcaico. Então imagina a minha felicidade quando soube que a Darkside ia lançar essa edição com diversos contos do mestre? Tinha certeza de que não iria me decepcionar, e foi realmente uma experiência excelente.

O livro é dividido em partes, de acordo com o tema dos contos: Espectro da Morte, Narradores Homicidas, Detetive Dupin, Mulheres Etéreas, Ímpeto Aventureiro e O Corvo. Acho que essa divisão foi muito bem feita e bem pensada, de forma que vamos lendo contos que se encaixam em determinadas fases de Poe.



Como já conhecia boa parte dos contos, preferi dar prioridade para aqueles que eram novidade pra mim e pulei alguns dos que já conhecia. Mas tive o prazer de reler o meu favorito, O Gato Preto, e aproveitar toda a genialidade do gênio do terror. Entre os contos “inéditos”, meu favorito foi O Baile da Morte Vermelha.

Esta edição possui uma parte totalmente dedicada ao poema mais famoso de Poe, O Corvo. Além da versão original, em inglês, temos também a tradução de Machado de Assis e outra de Fernando Pessoa. Gostei de ambas, mas minha preferida foi a de Machado. Acho que ele conseguiu captar muito bem a essência do autor.



Como era de se esperar, o trabalho gráfico da Darkside está impecável, com uma capa linda e xilogravuras internas impressionantes (e macabras). Ao final da obra, temos algumas fotos da antiga residência de Poe, agregando ainda mais informações interessantes ao material. Encontrei um ou outro errinho de revisão, mas nada que comprometa o produto final. Acredito que nas próximas edições isso possa ser facilmente corrigido.

No geral, Edgar Allan Poe: Medo Clássico vol. 1 é muito mais do que recomendado, tanto para os fãs do autor quanto para aqueles que querem ter um primeiro contato com sua obra. Seus trabalhos mais consagrados estão reunidos neste livro, por isso acredito que seja uma boa maneira de conhecer seu trabalho. Já estou ansiosa pelo vol. 2 que será lançado ainda em 2018!



Beijos e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑