3 Livros que Mudaram a Minha Vida

terça-feira, 21 de abril de 2015


image



Este post faz parte de um meme sugerido pelo grupo Rotaroots, que foi criado para resgatar a época de ouro dos blogs pessoais, incentivando a produção de conteúdo criativo e autoral, sem ser clichê e principalmente, sem regras, blogando pela diversão e pelo amor.



Acredito que todo livro que li me ensinou algo. Desde coisas bobas até fatos históricos. Mas existem aqueles que a gente sempre vai pensar com carinho porque influenciaram ou nos fizeram enxergar o mundo com outros olhos. Quando vi esta postagem nos memes do Rotaroots, sabia que teria que falar sobre isso: três livros que de alguma forma, mudaram a minha vida. Continue lendo pra ver minha listinha!





image

Bela Maldade - Rebecca James

Vemos todos os dias diversos crimes e atrocidades acontecerem no mundo todo. Se a gente fosse se sentir mal por todas as mortes e coisas horríveis que os noticiários transmitem, ia ficar o dia todo sentado na frente da TV, chorando. Acabamos nos tornando alheios à violência, chegamos ao ponto de não nos importarmos tanto. Mas esse livro trouxe em mim uma indignação há muito adormecida.

Bela Maldade fala de assuntos sérios, e não vou dar exemplos porque tudo pode ser spoiler. Mas o acontecimento principal desta obra é tão triste, tão doloroso, tão real, que é impossível não se abalar. Eu chorei ao ler aquilo como se estivesse realmente acontecendo. Senti impotência, raiva. Foi um livro que me ensinou que não se deve confiar em ninguém mesmo. E que qualquer deslize pode culminar em um desastre.





image

Os 13 Porquês - Jay Asher

Mais um livro triste e pesado. Suicídio é tido por muitos como uma atitude covarde e de gente fraca. Mas, ao ler Os 13 Porquês, pude constatar que para cometer este ato, o que mais se precisa ser é corajoso. E inteligente. Frio e calculista, também. Não é algo que qualquer um faz numa tarde de sol.

Após terminar essa leitura, fiquei me sentindo culpada. Sentindo que talvez eu possa ter contribuído de alguma forma com a depressão de alguém, a insegurança, ou somente com um dia ruim. Esse livro me ajudou a perceber que se nós nos preocupamos com alguém, devemos deixar isto claro.

Demonstrar com atitudes e palavras. As pessoas que amamos merecem saber disso. É nosso dever e responsabilidade.





image

A Revolução dos Bichos - George Orwell

Este foi o primeiro livro “político” que li, e me ensinou muito. Mais do que isso, me alertou. Alertou para os perigos de um governo que se diz igualitário, mas que sempre vai privilegiar a quem lhe convém. São inúmeras as semelhanças com a atualidade, mesmo sendo um livro de 1945 (muito conveniente para a época, não?!).

O fato de ser uma fábula torna tudo mais divertido e acessível a quem tem um pouco de relutância com livros de temática mais crítica. Conforme a leitura avançava, eu conseguia comparar cada animal a um “tipo” de pessoa, e ia ficando cada vez mais indignada com a alienação que se desenrolava a cada capítulo. É um livro maravilhoso e que definitivamente mudou minha visão de mundo.

Vou ficando por aqui, esperam que tenham gostado. Gostou da ideia deste post e quer fazer também? Clique aqui e entre no grupo só amor do Rotaroots!
Beijos e até o próximo post :*





image

2 comentários:

  1. Comecei a ler Os 13 Porquês e acabei abandonando. Olho pra ele paradinho na estante e me dá uma certa preguiça de retomar. Vale a pena? Já A Revolução dos Bichos eu estou maluca pra ler.
    Parabéns pelo post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela! Os 13 Porquês vale muito a pena. É um livro que só vai ficando mais pesado emocionalmente no decorrer da história, e isso foi o que mais gostei nele.

      A Revolução dos Bichos é maravilhoso! Quero muito ler 1984 e outros livros do Orwell, porque esse é muito bom.

      Obrigada pelo comentário! Beijos <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑