Resenha | A 5ª Onda

segunda-feira, 4 de maio de 2015

image

Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 368
Ano: 2014
Classificação:
Skoob
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.
Mais uma resenha de desafio literário atrasada… No mês de Abril, para o IDY, eu tinha que escolher um livro de Young Adult, e olhando aqui na minha humilde pilha de livros não-lidos, escolhi esta ficção-científica que já estava encostada há um bom tempo aqui na estante. Bora saber o que eu achei dele?

Em A 5ª Onda nós conhecemos Cassie (de Cassiopeia), uma garota de 16 anos que vive num mundo pós-apocalíptico totalmente dominado pelos chamados Outros. Tudo o que Cassie sabe é que os Outros já dizimaram boa parte da população mundial, tem tecnologia de ponta e nunca se mostraram ao mundo. Ela não faz ideia de como sejam seus rostos, por isso, nunca pode confiar em ninguém.

A história começa pelo ponto de vista de Cassie, que está sozinha e vagando pelos destroços da cidade em que vive. Carregando consigo uma mochila, uma arma M16 e o urso de pelúcia que um dia foi de seu irmão, ela vaga pelas ruas tentando sobreviver. Aos poucos vamos conhecendo um pouco de sua vida anterior à Chegada e o que a levou até aquele ponto.

Comecei esta resenha contanto um pouco do ponto de partida do enredo para que fique claro: por mais que tenha sido vendido como um livro distópico, A 5ª Onda passa bem longe disso, pelo menos por enquanto. O que temos aqui é um YA de ficção-científica com muitos conflitos psicológicos, personagens bem construídos e uma trama envolvente. Pelo andar da carruagem, elementos distópicos podem vir a aparecer nos próximos livros, mas aqui, é uma luta constante para a sobrevivência da espécie humana.

Gostei muito da narrativa de Rick Yancey. Ele me convenceu como uma garota de 16 anos, assim como cada personagem que narra outros capítulos (não falarei quem são para não soltar spoilers). Os capítulos são bem curtinhos, até porque o livro é dividido em partes, e dentro destas partes, ficam os capítulos. Os minutos passam e a gente nem viu que leu tanto. Os diferentes pontos de vista tornam a história bem mais dinâmica, pois conseguimos saber o contexto todo da invasão e entender pelo menos um pouco do que está sendo feito pelas duas partes envolvidas (Outros e humanos).

image

Como você pode esperar, temos muitos segredos que vão sendo revelados em doses homeopáticas durante a trama. Não são aquelas reviravoltas OMG mas são mudanças que trazem um novo rumo aos personagens e ao enredo, fazendo com que fiquemos cada vez mais curiosos para descobrir quem afinal são esses Outros e o que eles realmente querem com a Terra.

Como um YA que se preze, temos um pouco de romance. Mas acho que foi colocado na medida certa. Só espero mesmo que não venha nenhum triângulo amoroso pela frente, porque eu peguei um ódio tão grande de triângulos amorosos que cês não tem ideia.

Ao fim da leitura, não consegui deixar de comparar A 5ª Onda com Correr ou Morrer, da série Maze Runner. Em ambos, há tudo o que o primeiro livro de uma trilogia/série precisa: apresentação do mundo, mitologia, personagens principais, etc. Porém, há uma história central, com começo, meio e fim. Sem cliffhangers, mas com muitas perguntas não respondidas que nos deixam interessados pela sequência.

No mais, curti bastante este livro, e me surpreendi pois não sou a mais fã desse gênero literário (estou falando da ficção-científica, claro). Foi uma compra baseada totalmente em resenhas que li por aí, e não me arrependo. Tenho certeza que Cassie e todos os outros personagens irão te conquistar e fazer com que você se identifique pelo menos um pouco com eles. As relações de amizade e família são intensas e certamente vão te emocionar. Leitura mais que recomendada!

Esta resenha faz parte do Desafio Literário I Dare You (saiba mais clicando aqui).
Tema de Abril: Young Adult

Beijos e até o próximo post!

Um comentário:

  1. LEIA! Eu achei muito interessante e estou bem ansiosa pelo filme, que já saiu lá fora e está sendo bem avaliado :) muito obrigada pelo comentário, beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑