Existe Idade Certa pra Ler YA?

quarta-feira, 15 de julho de 2015
Imagem: Clem Onojeghuo (Unsplash)
Você com certeza já disse ou ouviu alguém dizer a seguinte frase: "eu estou muito velh@ para isso". Dizemos isso em diversas situações: pode ser naquela festa que ~vira a noite~, ou quando aquela roupa já não tem mais o mesmo caimento de alguns anos atrás.

Percebo que a mídia (sempre ela), por cultuar à juventude, faz com nos sintamos velhos bem antes do tempo, e isso reflete em muitas das nossas decisões. É triste, porém eu espero que a geração atual mude um pouco estes moldes.

Mas e em relação aos livros? Você acha que existe idade certa para ler e aproveitar uma determinada história? Mais precisamente, existe idade certa para gostar de livro "de adolescente"?

Recentemente, desde o fenômeno Crepúsculo, a literatura para jovens adultos (gênero comumente conhecido como Young Adult) vem crescendo exponencialmente. Jogos Vorazes, Divergente, Maze Runner e tantas outras sagas literárias pegaram carona no sucesso de Stephenie Meyer e difundiram ainda mais este gênero que tem como público alvo adolescentes de 15 a 18 anos. Mas o que ninguém esperava, acredito eu, é que o sucesso fosse alcançar uma galera bem mais velha.

Prova disso é o outro fenômeno chamado Cinquenta Tons de Cinza. Já é sabido que esta trilogia, idealizada pela autora E. L. James, surgiu de uma fanfic de nada mais, nada menos que Crepúsculo. Ou seja, ela pegou a ideia inicial da história de Meyer, acrescentou uns chicotes e tcha-ram! Best-seller mundial para maiores de idade (e donas de casa reprimidas, mas isso é assunto pra outro post).

Vou falar por experiência própria. Pode olhar meu Skoob: você vai notar que a maioria das minhas leituras recentes se encaixa no YA. E gente, eu já "passei da idade" faz tempo. Mas alguns desses livros são realmente bons, me divertiram e me ensinaram coisas bacanas. Então por que não ler, não é mesmo?

Mas ao mesmo tempo, percebo que quanto mais distante estou da idade do protagonista, mais difícil fica de criar empatia com o personagem. Claro que eu consigo ler um livro como A Menina que Roubava Livros e super me identificar com a Liesel, que é criança; mas este livro não é YA e tem um contexto muito diferente. O que estou dizendo é que livros que se passam em high school e com conflitos adolescentes aos poucos vão parando de despertar meu interesse. Acredito que é um processo natural.

Vamos a um exemplo bem prático. Eu nunca li Harry Potter (!!!). E hoje, no auge dos meus vinte e poucos, não sei se teria saco para acompanhar as peripécias de Harry e sua turminha em A Pedra Filosofal. Simplesmente não dá. Os filmes, que também nunca assisti, acho que conseguiria gostar. Mas a literatura infantil é bem difícil de ser aproveitada depois de uma certa idade, pelo que eu já disse a respeito dos conflitos e background da história.

Mas eu posso só estar falando bobeira também, e é o meu preconceito que não me deixa usufruir de determinados livros. E por isso resolvi expor esse meu ponto de vista aqui pra vocês, pois é algo que vira e mexe eu penso a respeito. Quem sabe daqui a 40 anos eu me pegue lendo o "Jogos Vorazes" de 2055. Quem sabe eu abandone esse gênero no ano que vem. Só o tempo dirá...

E você, o que pensa sobre isso? Você sente que está meio velho para determinadas leituras ou não existe idade limite para ler um bom livro? Deixa sua opinião nos comentários, vou adorar debater esse assunto :)

Beijos e até o próximo post!

2 comentários:

  1. Cá entre nós, também nunca li Harry Potter e nem tenho saco para a leitura do mesmo, mas confesso que sou apaixonada nos filmes. Acho que desde que você tenha curiosidade e queira saber mais, não há problema algum em "passar da idade", mas não recomendaria, por exemplo, uma adolescente de 12 anos ler Cinquenta Tons, seria um tanto hipócrita. Mas estar velho para uma leitura não, isso nunca ♥

    ResponderExcluir
  2. Ah acho que um dia eu "tomo coragem" pra assistir todos os filmes de HP :} provavelmente vou curtir. E sobre Cinquenta Tons, pra mim livros eróticos deviam ser lacrados, não me agrada isso de qualquer criança ter acesso.

    Devo estar na crise dos 20 porque vivo me preocupando com estar velha pra determinadas coisas hahah

    Obrigada pelo comentário, beijos :*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑