Resenha | Como eu Era Antes de Você

sexta-feira, 17 de julho de 2015
 Autor: Jojo Moyes
 Editora: Intrínseca
 Páginas: 320
 Ano: 2013
 Classificação:
 Skoob
SinopseAos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
Acredito que, como muitas pessoas, fiquei curiosa sobre este livro devido a tantas resenhas positivas que saíram desde o ano passado, falando sobre como a história era maravilhosa e triste. E recentemente mais atenção ainda foi dada à obra, já que em breve ganhará uma adaptação cinematográfica. Todo este bafafá contribuiu e muito para que minhas expectativas fossem às alturas, e quando isso acontece, a chance de decepção é enorme. Mas não foi o que ocorreu aqui.

Vou começar falando da Lou. Meu Deus, que personagem incrível! Tinha tudo para ser caricata, forçada, clichê; mas se demonstrou verossímil e muito completa. Me identifiquei muito com ela e seus dilemas, aquela coisa de não saber o que quer da vida, tão típica da fase entre os 20-30 anos. Suas inseguranças falaram diretamente comigo e me fizeram ter uma empatia enorme por ela. Acredito que esta personagem é meu maior motivo para ter dado nota máxima à obra.

E o Will? Bom, o Will é detestável. Mas só no começo. Também poderia ser clichê, mas não foi. Moyes conseguiu construir tão bem o caráter dele, criar camadas e mais camadas que íamos descobrindo ao longo da história, o que me surpreendeu bastante. Eu consegui enxergar claramente como deve ser insuportável viver preso à uma cadeira de rodas, dependendo de todos até para comer. E a empatia por ele também foi enorme, compreendi seu sofrimento e suas angústias. E considerei suas atitudes muito corajosas, todas elas (quem leu, sabe bem do que estou falando...).

Quem já leu outras resenhas minhas, sabe que costumo falar pouco do enredo. E aqui também não quero me prolongar muito, mas achei toda a jornada de Lou em relação a Will muito bem-construída, com obstáculos que me pareceram bem reais com os resultados nem sempre positivos. Mais uma vez, Jojo Moyes conseguiu me aproximar do que deve ser conviver com uma pessoa deficiente e enfrentar os problemas diários de uma pessoa na condição de Will.

Gostei bastante de todo o desenrolar do enredo. As relações de Lou com a família, seu namorado e os outros personagens foram exploradas com maestria, com conflitos bem estruturados e que alguma vez na vida já vivemos ou vimos alguém vivenciar. Sei que é repetitivo, mas não dá pra deixar de dizer que tudo o que a autora trabalhou em Como eu Era Antes de Você se aproxima demais da realidade. Isso até poderia me incomodar um pouco, mas com este livro, só me deixou ainda mais fascinada.

Aprendi muito com esta leitura. Sobre a vida, as escolhas que fazemos, a família e até que ponto podemos interferir nas vidas de quem amamos. A autora aborda um assunto extremamente delicado e que me deixou pensando muito a respeito após terminar a leitura. Este assunto vai além da deficiência e é pouco abordado tanto em livros quanto em filmes. Acho que precisamos falar mais sobre ele, pesquisar e procurar entender. Não vou revelar sobre o que estou falando, apesar de não considerar um spoiler enorme. Se você já leu e quiser deixar sua opinião sobre isso, comenta aí embaixo :}

Já esperava tristeza e romance, mas não achava que a carga emocional seria tão pesada. Me pegava pensando nos personagens sempre que deixava a leitura de lado. Ainda lembro de cada um com carinho (menos o Patrick haha) como se fossem meus amigos, minha família. A sensação que CEEAV deixou em mim foi, ao mesmo tempo, de alegria e pesar. Ainda vou pensar muito em cada acontecimento, cada diálogo, e principalmente, cada cena final. Para muitos, foi um final devastador, cruel; para mim, foi triste, porém justo. Meu coração ficou em paz após ler a última palavra daquele epílogo.

Então é isso, pessoal, espero que tenham gostado da resenha, e não se esqueça de deixar seu comentário do coração, vou adorar saber sua opinião caso já tenha lido, ou apenas saber se você se interessou por essa leitura tão incrível e  altamente recomendada.


Esta resenha faz parte do Desafio Literário I Dare You (saiba mais clicando aqui).
Tema de Junho: Romances

Beijos e até o próximo post!

4 comentários:

  1. Eu amei esse livro, os leitores do blog comentaram a mesma coisa que vc disse que leram o livro com altas expectativas e não se decepcionaram <3
    Eu também aprendi muito com esse livro!
    Adorei a resenha!
    Beijos
    Carla Vieira (blog)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carla, tava super com medo de não ser tudo o que as pessoas falavam... Mas é até melhor ♥ obrigada pelo comentário, beijoos

      Excluir
  2. Nunca li não, mas fiquei impressionada com a história e como você descreveu. Deu vontade, viu? Adoro esse tipo de história que fala de angústia, superação e de como as pessoas afetam nossa vida, seja pra melhor ou não. Parabéns pela resenha, Steph!
    (já curti a fã page aqui)

    Beijos,
    Fernanda Priscila.
    www.mudeimodei.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Que bom que gostou. Leia, tenho certeza que não vai se arrepender. Não é um romance meloso, como aparenta :}

      Obrigada pelo comentário e pela curtida! ;)

      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑