Resenha | E Não Sobrou Nenhum

quarta-feira, 16 de setembro de 2015
Imagem: Stephanie Bertram

Autor: Agatha Christie
Editora: Gutenberg
Páginas: 399
Ano: 2014 (1ª edição: 1939)
Classificação: 
Skoob
SinopseDez pessoas são convidadas pelo misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada. Os convidados aceitam o convite e de igual maneira embarcam num barco local para a ilha. Na primeira noite, quando todos já se conheciam razoavelmente bem e conviviam animadamente na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes da sala, acusando cada um dos dez presentes de ter cometido um crime, crime esse que apesar de ser despropositado ou inevitável, levou à morte de outras pessoas. O pânico instala-se e mortes inexplicáveis se sucedem, tendo por única pista uma trova infantil.
Agatha Christie é uma das minhas autoras favoritas. Apesar de ainda não ter lido muitos livros dela, admiro muito seu trabalho e sua inteligência ao montar os mistérios que são construídos em suas obras. E Não Sobrou Nenhum (conhecido também como O Caso dos Dez Negrinhos), é considerado por muitos o melhor livro desta autora e de quebra o final mais surpreendente. Eu gostei muito, mas o colocaria em terceiro lugar se eu fosse fazer um TOP 3 de melhores livros que já li dela. Continue lendo pra saber minha opinião completa!

De longe o mistério é o que temos de melhor nesta história. A curiosidade é facilmente instigada só de lermos a sinopse, e quando todos os convidados adentram a Ilha do Soldado e a trama realmente se inicia, somos tomados por um senso de urgência para entender o que está acontecendo e o que liga todos os presentes na misteriosa mansão em que estão hospedados.

Apesar de Agatha apresentar em detalhes cada um de seus personagens, confesso que por vezes me perdi e confundi quem era quem. E quem lê esta autora sabe bem que cada detalhe é importante e devemos prestar muita atenção se quisermos entender bem a resolução do crime (ou crimes, neste caso). Por isso sempre que eu ficava sem entender algum diálogo, voltava algumas páginas até encontrar algo que me ajudasse.

O que eu gostei muito nesse livro foi a atmosfera, principalmente quando os personagens começam a ficar paranoicos a respeito do que está acontecendo. É impossível não se sentir desconfortável e incomodado, ficamos tecendo teorias e a cada nova descoberta durante a leitura, as possibilidades vão se esgotando. É bem perturbador.

Mesmo assim, lá pela segunda metade do livro, eu consegui bolar uma teoria que bateu quase 100% com o que “realmente” aconteceu. Pensei que pudesse ser aquilo mas achei tão absurdo que deixei meio de lado, e quando veio a revelação final, fiquei surpreendida. O livro não conta com nenhum dos icônicos detetives da rainha do crime, e é por isso que fiquei ainda mais impressionada.

O Assassinato de Roger Ackroyd ainda é meu favorito dela e considero o livro com final mais surpreendente que já li (falei dele no meu último vídeo, você viu?), mas E Não Sobrou Nenhum com certeza é o livro com o mistério mais bem-construído da Agatha. Um prato cheio para fãs de suspense e romance policial.

E você, curte Agatha Christie? Deixa aí nos comentários os livros que você já leu ou quer ler dela!


Esta resenha faz parte do Desafio Literário I Dare You (saiba mais clicando aqui).
Tema de Setembro: Policial

Beijos e até o próximo post!

4 comentários:

  1. Stephanie, que blog mais lindo! Sou novo por aqui e tipo, amei tudo, awn, você faz vídeos pro youtube também? Depois irei me inscrever! Bom, eu sempre tive curiosidade a respeito dos livros da Agatha, sabe? Teve uma vez que eu lembro, quase ia comprar esse, porém achei outro livro do John Green na livraria e acabei escolhendo. Em suma, seus comentários me despertaram um tamanho interesse e prevejo que irei gostar bastante da obra literária!
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan, que comentário mais amor! ♥♥♥

      Obrigada pelas palavras, tenho canal sim, se inscreve lá porque voltei com ele recentemente e tô postando vídeos com mais frequência agora :} e LEIA AGATHA CHRISTIE, você não vai se arrepender! Ela é diva demaaais hahah

      Beijão!

      Excluir
  2. Amo a Agatha Christie que para minha é uma das melhores escritoras do mundo! Já li este livro e adorei aquele final :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é muito diva, né? *-* o final é bom mesmo, só não achei tãaao surprendente, hehe

      Beijoss

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑