Resenha | Para Onde Ela Foi

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
Imagem: Stephanie Bertram

Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Formato: 240
Ano: 2013
Classificação:
Skoob
SinopseMeu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.
O ano vai acabando e é aquela correria pra colocar leitura em dia!

Quando eu soube da existência de uma continuação para Se eu Ficar (resenha aqui), fiquei com os dois pés atrás. Não botei fé que pudesse ser melhor do que o primeiro, como muita gente falava. Mas fui positivamente surpreendida por esta sequência.

A história tem início 3 anos depois do final do primeiro livro, e nosso narrador agora é Adam. Gostei de ler pelo ponto de vista dele, sua voz como narrador é muito convincente e nos desperta o interesse pela história. Adam é aquele tipo de personagem perfeitamente defeituoso, que não nos deixa sentir raiva, e sim, empatia. Gosto muito quando um autor consegue fazer isso com os personagens que cria.

O enredo de Para Onde Ela Foi é simples, mas poderoso. Vemos a vida bem-sucedida de Adam e Mia, cada um alcançando tudo aquilo que sempre quis, porém, longe um do outro. O tempo todo eu questionei as escolhas de Mia, por que ela sumiu e abandonou Adam, mas também não passei a mão na cabeça dele. A gente consegue perceber os erros e acertos do (ex) casal e passa o tempo todo torcendo para que tudo dê certo, mesmo diante tantas circunstâncias contrárias.

Esse livro tem um quê de Antes do Amanhecer, pois as cenas mais importantes se passam num curto espaço de tempo e são carregadas de bons diálogos e muita emoção. Eu não fiquei tão mexida como em Se eu Ficar, mas nesta sequência fui mais impactada pela narrativa. A escrita de Forman não estava menos do que impecável, com quotes que merecem ser lidas e relidas.

Uma das (poucas)  coisas que não me agradaram muito foi a utopia por trás de certos acontecimentos. Ok, estamos falando de um livro de ficção, mas não consegui acreditar na motivação dos personagens para algumas atitudes tomadas. Ficou difícil enxergar que um ser humano "real" poderia mesmo fazer aquilo. O final corrido também é um ponto negativo, e apesar de algo parecido ter acontecido no primeiro livro, não curti muito a última cena ter ficado em aberto.

Tirando isso, fiquei muito feliz e satisfeita com a leitura, que me agradou bem mais do que eu imaginava. Recomendo a todos que gostaram de Se Eu Ficar, principalmente a quem se identificou com a parte mais "musical" da obra. Essa continuação é um prato cheio, com citações de bandas e músicas que nos fazem querer um álbum da Shooting Star pra ontem *-*


Esta resenha faz parte do Desafio Literário I Dare You (saiba mais clicando aqui).
Tema de Novembro: Musical

Beijos e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑