Resenha | Antologia de Contos Extraordinários

terça-feira, 26 de janeiro de 2016



Autor: Edgar Allan Poe
Editora: BestBolso
Páginas: 294
Ano: 2010
Classificação:
Skoob
SinopseEsta coletânea reúne 13 contos de suspense de Edgar Allan Poe, o mestre das histórias de terror e um dos pioneiros do gênero policial. A seleção dos contos foi feita por Brenno Silveira e publicada originalmente pela Civilização Brasileira.
Pra quem quase não postava resenhas, estou postando bastante, hein? O que é sinal de que estou lendo muito, e isso é ótimo ♥

Esse ano decidi participar do IDY novamente, e essa foi minha primeira leitura para o desafio. Logo mais irei fazer um post para (re)apresentar a proposta e os temas desse ano, então fiquem ligados!

Edgar Allan Poe é um dos meus escritores favoritos, ponto. Sou completamente fascinada por sua abordagem e maneira de contar histórias. E apesar de já conhecer alguns dos contos dessa antologia publicada pela BestBolso, fiquei curiosa para conhecer um pouco mais do trabalho desse grande autor de suspense.

A ordem dos contos escolhidos não fez muito sentido pra mim, achei que eles não deram uma fluidez à leitura e me fizeram cansar com facilidade. Isso se dá, também, à tradução que é um tanto falha; pode ter ocorrido só no ebook, mas encontrei diversos erros de pontuação e ortografia que deixaram a leitura empacada mais de uma vez.

Nesta antologia encontramos a trilogia protagonizada pelo detetive Dupin (e mais algumas outras histórias policiais), e o conto O Mistério de Marie Roget foi o mais longo e cansativo pra mim, devido aos problemas citados acima. Com certeza foi o que menos gostei, também pelo fato de o final ser aberto e bem decepcionante, características pouco comuns nos contos de Poe.

Os contos de suspense são nada menos que incríveis. Já tinha lido grande parte deles, mas foi muito bom revisitar O Gato Preto (meu favorito), O Poço e o Pêndulo (meu segundo favorito) e A Queda da Casa de Usher. A atmosfera sombria e pesada dessas histórias é incomparável, impossível não se deixar levar pelo clima que o autor impõe em cada conto.

Mesmo com toda a maestria da narrativa de Poe, foi difícil dar muitas estrelas a essa antologia, pois seus problemas foram muito gritantes para mim. Mas recomendo esta leitura a todos que curtem suspense e mistério, pois com certeza irão se encantar pelo trabalho desse grande autor que apesar de uma carreira curta, contribuiu e muito para a literatura.


Esta resenha faz parte do Desafio Literário I Dare You 2.0 (saiba mais clicando aqui).
Tema escolhido para Janeiro: Livro Assustador

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑