5 dias, 5 resenhas | Uma Chama Entre as Cinzas

segunda-feira, 4 de abril de 2016


Autor: Sabaa Tahir
Editora: Verus
Páginas: 432
Ano: 2015
Classificação: 
Skoob
SinopseLaia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.
E então eu li um dos livros mais hypados dos últimos meses. E vi que o bafafá em torno dele fazia todo o sentido.

A capa e o nome da autora já despertaram em mim a sensação de que a história se passaria em um ambiente similar aos países da Ásia e Oriente Médio. E isso se confirmou logo do início da obra, onde paisagens desérticas são narradas pela protagonista Laia. Consegui me situar rapidamente e acho esse um dos pontos mais fortes da história. Sabaa consegue nos introduzir nos cenários narrados em poucos parágrafos, com uma narrativa fluida e sem muitas firulas.

Não sou muito fã de alternância de narradores, mas em UCEC isso faz todo o sentido e dá um dinamismo maior à obra, já que os protagonistas vivem em ambientes diferentes, pelo menos no início. Através das vozes de cada um deles, somos informados sobre os acontecimentos em locais diferentes, mesmo que estejam ocorrendo simultaneamente.



Ainda sobre essa troca de pontos de vista, a autora conseguiu manter minha curiosidade a milhão nos encerramentos de cada capítulo. Foi muito difícil largar a leitura para dormir, por exemplo, pois sempre terminava o capítulo em algum ponto crucial da história. Claro que achei isso sensacional :)

O desenvolvimento dos personagens também é um dos pontos positivos a se destacar. Sabaa trabalha muito bem as facetas de cada um, expondo suas fraquezas, medos e defeitos de maneira muito crível. Acredito que as mudanças sofridas pelos personagens só não são maiores por conta da linha do tempo do livro, que é curta.

O enredo não é inovador, já que claramente a autora utiliza de elementos da "jornada do heroi" no decorrer da narrativa. O que faz a história ter um brilho especial, além da ambientação que já citei, é o ritmo frenético e falta de piedade que a autora tem pelos seus pupilos. Ela não tem medo de faze-los passar por situações difíceis e que os levam ao limite. Por ser o primeiro livro de uma trilogia/série (ainda não se sabe muito sobre quantos livros serão no total), é esperado que nada muito "sério" aconteça, para que os personagens possam continuar sua jornada. Mas mesmo com isso em mente, eu sofri junto a cada vez que algo ruim acontecia.

Imagens: Stephanie Bertram


O final é um cliffhanger na medida certa, nos deixa ávidos pela continuação mas ainda assim, tranquilos. O lançamento nos EUA está previsto para Agosto desse ano, então creio que só veremos aqui no Brasil em 2017 :(

Vou ficando por aqui, deixa aí nos comentários o que você achou da resenha e se pretende ler este livro que eu recomendo e muito!

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑