Resenha | The Kiss of Deception

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Autor: Mary E. Pearson
Editora: Darkside
Páginas: 406
Ano: 2016
Classificação:
Skoob
SinopseTudo parecia perfeito, um verdadeiro conto de fadas menos para a protagonista dessa história. Morrighan é um reino imerso em tradições, histórias e deveres, e a Primeira Filha da Casa Real, uma garota de 17 anos chamada Lia, decidiu fugir de um casamento arranjado que supostamente selaria a paz entre dois reinos através de uma aliança política. O jovem príncipe escolhido se vê então obrigado a atravessar o continente para encontrá-la a qualquer custo. Mas essa se torna também a missão de um temido assassino. Quem a encontrará primeiro? 
Quando se vê refugiada em um pequeno vilarejo distante o lugar perfeito para recomeçar ela procura ser uma pessoa comum, se estabelecendo como garçonete, e escondendo sua vida de realeza. O que Lia não sabe, ao conhecer dois misteriosos rapazes recém-chegados ao vilarejo, é que um deles é o príncipe que fora abandonado e está desesperadamente à sua procura, e o outro, um assassino frio e sedutor enviado para dar um fim à sua breve vida. Lia se encontrará perante traições e segredos que vão desvendar um novo mundo ao seu redor.
O romance de Mary E. Pearson evoca culturas do nosso mundo e as transpõe para a história de forma magnífica. Através de uma escrita apaixonante e uma convincente narrativa, o primeiro volume das Crônicas de Amor e Ódio é capaz de mudar a nossa concepção entre o bem e o mal e nos fazer repensar todos os estereótipos aos quais estamos condicionados. É um livro sobre a importância da autodescoberta, do amor, e como ele pode nos enganar. Às vezes, nossas mais belas lembranças são histórias distorcidas pelo tempo.
Não dá pra começar a falar de The Kiss of Deception sem mencionar essa lindíssima capa, que eu já vinha admirando desde que esse livro bombou lá fora. Saber que a editora Darkside ia lançá-lo no Brasil me deixou ainda mais curiosa, e acabei comprando assim que tive a oportunidade. Não fiquei nem um pouco decepcionada com o trabalho gráfico da editora, que sempre é muito caprichosa em tudo o que faz. Pena não poder dizer o mesmo sobre a minha experiência com o livro.

O que você, caro amigo leitor, precisa saber antes de qualquer coisa é o seguinte: esse não é um livro de fantasia. Mas aí você pode estar se perguntando como isso é possível, já que a capa e até mesmo a sinopse remetem a reinos, magia e guerra. E não é que nenhum desses assuntos esteja presente, e sim que todos eles são ofuscados pela presença do famigerado romance. Ele toma conta do livro todo, impossibilitando o desenvolvimento de qualquer outro plot. Portanto, esteja ciente de que você precisa gostar muito de romance para aproveitar TKD da melhor maneira. Como eu não sou a mais fã de amorzinho adolescente, começou a dar errado a partir daí.



Eu fui muito enganada com essa leitura. Primeiro porque de fantasia não tem quase nada. Segundo porque o romance é bem instalove, e nem o tal triângulo amoroso é bem desenvolvido, já que Lia claramente prefere um dos rapazes. Como eu não gosto dessa geometria amorosa, até que achei bom o fato de ela não ficar toda indecisa o tempo todo. Agora, sobre o grande mistério do livro: a identidade do príncipe e do assassino. Não quero falar muito para não estragar a experiência de ninguém, mas eu fiquei com muita raiva. E não aquela raiva boa, do tipo que a gente ama mais odeia o que aconteceu. Eu fiquei com ódio de verdade. Porque após a revelação, não houve explicação alguma, nenhuma justificativa que realmente tenha me feito acreditar no que a autora criou. Tive mais alguns problemas com a revelação mas prefiro não comentar pra não soltar spoilers.



Claro que não foi tudo ruim, se não minha nota teria sido mais baixa. Gostei bastante das relações entre as personagens femininas, sem essa palhaçada de competição e inveja. Elas se apoiam e fazem tudo umas pelas outras. É uma representação muito válida e que precisa ser abordada com mais frequência em livros de YA. Outra coisa que gostei foi a ambientação, que mesmo não sendo muito aprofundada, me fez sentir imersa no mundo criado pela autora. E pela primeira vez achei o mapa do livro realmente útil, me ajudou bastante a entender a jornada dos personagens pelo reino de Morrighan.

Em resumo, TKD é isso aí: donzela rebelde delirando pelos cantos à procura de um amor, um pouco de magia, profecia sobre "A Escolhida" e uma ambientação que soa levemente como um reino distante. Não crie grandes expectativas e seja surpreendido. Do contrário, a palavra deception irá significar muito mais do que apenas parte do título do livro.

Darkside sempre arrasando!


Esta resenha faz parte do Desafio Literário I Dare You 2.0 (saiba mais clicando aqui).
Tema escolhido para Junho: Capa linda

Me conta aí nos comentários o que você achou do livro ou se pretender ler!

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑