Resenha | Anexos

terça-feira, 30 de agosto de 2016


Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 366
Ano: 2014
Classificação: 
Skoob
SinopseBeth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho. (Todo mundo na redação sabe. É política da empresa.) Mas elas não conseguem levar isso tão a sério, e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas.Enquanto isso, Lincoln O’Neill não consegue acreditar que este é agora o seu trabalho – ler os e-mails de outras pessoas. Quando ele se candidatou para ser “agente de segurança da internet”, se imaginou construindo firewalls e desmascarando hackers – e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada de uma piada suja. Quando Lincoln se depara com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las. Mas ele não consegue deixar de se divertir e se cativar por suas histórias. No momento em que Lincoln percebe que está se apaixonado por Beth, é tarde demais para se apresentar. Afinal, o que ele diria...?
Coisa boa nessa vida é quando a gente queima a língua, né? Depois de ter lido Eleanor & Park e achado "fofo demais" pra mim, não pensei em ler algo da Rainbow Rowell tão cedo. Então me deparei com uma oportunidade de ler Anexos, e mesmo desconfiada, decidi dar uma chance. Pela minha nota já dá pra saber que foi uma surpresa muito positiva.

Já vi muita gente reclamando do enredo de Anexos, mas particularmente eu achei bacana. Nada original, a gente já consegue imaginar onde tudo vai dar, mas mesmo assim achei crível. Até porque o livro se passa no final dos anos 90/começo dos anos 2000, então temos que ter isso em mente ao iniciar a leitura. O começo da internet, a troca de e-mails frenética, tudo isso era bem comum na época.

Os personagens são apaixonantes. Lincoln é aquele nerd super fofo e bonzinho,  e apesar de ser irritante no começo, me deixou morrendo de amores depois. Beth e Jennifer são hilárias, é uma delícia ler seus e-mails e descobrir um pouco sobre elas através das histórias que contam uma pra outra. Outros personagens secundários também são interessantes e dá pra perceber que Rowell pensou bem na personalidade de cada um.



A narrativa de Rowell é excelente, tem aquele tom leve e descontraído que eu já conhecia em E&P, mas um pouco mais maduro já que os personagens são adultos nos seus late-twenties. Me identifiquei com várias situações, já que estou numa fase semelhante a dos personagens. O namoro duradouro, a pressão para engravidar logo após o casamento, os jantares na casa dos amigos, a mudança da casa dos pais... Tudo isso é muito "identificável" pra mim.

Claro que as páginas voam e quando a gente percebe já está terminando o livro. Capítulos curtos, linguagem simples e muitos diálogos fazem com que tudo flua com rapidez e torna a leitura ainda mais gostosa, do tipo que nos deixa com um sorriso no rosto e o coração aquecido.

Minha única crítica é em relação ao final. Achei muito corrido e inverossímil, havia outras maneiras de se fazer a mesma coisa sem apelar para o clichê. Mas a gente dá um desconto, afinal o livro inteiro e ótimo e esse foi o debut da autora. No geral eu super recomendo e não vejo a hora de ler mais um livro dela (provavelmente será Ligações).


Esta resenha faz parte do Desafio Literário I Dare You 2.0 (saiba mais clicando aqui).
Tema escolhido para Agosto: Romance

E você, é fã de Rainbow Rowell? Conta aí nos comentários o que achou desse ou de outros livros dela!

Beijos e até o próximo post :*

2 comentários:

  1. Olá!
    A gente sempre paga a língua, não é? Eu li Eleanor & Park e amei o livro. Depois li outro da Rainbow e não gostei tanto e disse que jamais leria outro livro dela. Até que li e só me resta Anexos rs. Gostei da sua resenha e espero que ele me surpreenda também positivamente.

    Já te acompanho pelo Instagram e agora estou acompanhando por aqui também! :D
    Beijos! | http://psamoleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, então você me entende! Rs espero que sua experiência com Anexos seja tão boa como a minha.

      Também te segui por aqui :)

      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑