Resenha: Eleanor & Park

quinta-feira, 31 de julho de 2014
image
Imagem: Stephanie Bertram
 Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 328
Ano: 2014
Classificação:
Skoob

Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Hoje vou começar a categoria de Resenhas, e a primeira será de um livro que li semana passada e queria muito resenhar, apesar de não ser um dos últimos lançamentos. O livro é Eleanor & Park, da autora Rainbow Rowell.

Eu não sou fofa. Nem costumo gostar de coisas fofas. Por isso já estava com um pé atrás para ler esse livro tão comentado blogosfera afora. Todo mundo comentando sobre o quanto a história era linda, de derreter os mais gélidos corações, etc… E também sobre o final, aparentemente triste. Isso foi o que mais me intrigou, porque adoro livros de romance com algo diferente, e esse parecia ser uma boa pedida.

A narrativa/escrita de Rowell é incrível, e mesmo sendo um livro em terceira pessoa, que não é meu ponto de vista favorito, eu gostei pois os capítulos se alternam entre os personagens que dão nome ao livro. E por falar em personagens, que personagens cativantes! Simplesmente adorei tanto a Eleanor quanto o Park. A primeira às vezes me irritou um pouquinho (bem pouquinho), mesmo tendo atitudes justificáveis. O segundo é um amor, com uma personalidade crível e ações nem um pouco caricatas como vemos em alguns “mocinhos” por aí.

Claro que a química do casal não poderia ser melhor, com todas as esquisitices e inseguranças de dois outsiders. Apesar de ser classificado como um Jovem Adulto (quase infanto-juvenil), gostei de como foram abordados certos assuntos polêmicos  como bullying, abuso e sexualidade. A maneira leve de falar sobre esses tópicos me leva a crer que a intenção de Rowell foi mesmo de apenas alertar, sem se aprofundar, para que o livro não perdesse sua leveza mas mesmo assim tivesse um impacto mais profundo.

Tudo em Eleanor & Park é muito bem feito, e o livro merece toda a atenção que está recebendo (vai até virar filme!). O problema é que eu nunca fui muito de ler livros fofos, e ultimamente venho lendo muitas histórias carregadas de drama, com assuntos pesados e desfechos nem sempre felizes. Creio que por esse motivo não consegui gostar tanto assim da história (principalmente do final meio WTF). Fiquei esperando certas revelações que nunca vieram, isso sem contar as pontas soltas do enredo (que pelo que andei lendo por aí, é uma característica da autora). Aí me decepcionei um pouquinho.

No mais, eu recomendo sim a leitura, mas para pessoas que gostem de histórias leves, que façam refletir sem “cavar fundo” e tragam sensações da infância.

Considerações finais:

-Que trilha sonora maravilhosa! Recomendo ler ao som de Joy Division e Smiths.

-A ambientação dos anos 80 é perfeita, me senti totalmente inserida nessa que é minha década favorita.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑