Resenha | Caixa de Pássaros

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano: 2015
Classificação: 
Skoob

SinopseRomance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Nossos medos são - salvo raras exceções - irracionais. E grande parte das vezes, o medo surge do desconhecido, do novo, do invisível. Partindo desse princípio, Caixa de Pássaros nos apresenta uma história onde a maior ameaça não pode ser vista, causando histeria e pânico em toda a população.

Josh Malerman nos guia junto a seus personagens pelo início do caos até o momento "presente", quatro anos à frente. A narrativa em terceira pessoa é uma escolha certeira, pois nos coloca em diversas situações diferentes e nos faz entender o todo, não apenas o que se passa com a protagonista, Malorie. Mesmo sem poder enxergar, o autor consegue aguçar nossos sentidos de uma maneira muito intensa. Não digo que senti um medo real durante a leitura, mas fiquei muito apreensiva e tensa durante boa parte das cenas.

Acompanhar a jornada dos personagens principais é angustiante. Impossível não sentir empatia por uma situação que poderia muito bem ocorrer nos dias de hoje, na nossa sociedade. Por muitas vezes são levantadas questões sobre sanidade e loucura, afinal, as pessoas que enxergam as tais criaturas não vivem para contar, podendo na verdade não ter visto absolutamente nada. Pensar nessa teoria foi o que mais me assustou durante a leitura, já que discute a já conhecida histeria coletiva, que ocorre quando várias pessoas são convencidas de alguma ameaça mesmo sem terem provas concretas de sua existência.

Em alguns momentos me senti propensa a julgar as atitudes de Malorie; mas quando eu lembrava da situação em que ela se encontrava, pensava duas vezes. Os personagens da obra são levados ao limite de sua humanidade, tendo que fazer escolhas nem sempre éticas em prol da sobrevivência. Isso pode ser assunto antigo para os que curtem histórias apocalípticas, mas sempre fico impressionada quando vejo do que somos capazes em situações extremas.

Super recomendo Caixa de Pássaros, mas caso você não goste muito de finais abertos, é melhor reconsiderar. Malerman deixa por nossa conta a "decisão final", e eu acho que nesse caso isso funciona porque sustenta a sensação de incerteza que nos acompanha durante toda a leitura.

Esta resenha faz parte do Desafio Literário I Dare You 2.0 (saiba mais clicando aqui).
Tema escolhido para Outubro: Suspense

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑