Resenha | O Chamado do Monstro

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017














Autor: Patrick Ness
Editora: Ática
Páginas: 216
Ano: 2011
Classificação:
SinopseA escuridão, o vento, os gritos. Os olhos estatelados, a respiração entrecortada. É o pesadelo de novo, como em quase todas as noites depois que a mãe de Conor ficou doente. A escuridão, o vento, os gritos - e o despertar no mesmo ponto, antes de chegar ao fim. Tudo é tão aterrorizante que Conor não se mostra nem um pouco assombrado quando uma árvore próxima à sua casa - um imponente teixo - transforma-se em um monstro. Além disso, ele precisa lidar com coisas mais urgentes e graves - o reinício dos tratamentos contra o câncer aos quais sua mãe terá que se submeter, a vinda da avó para ajudá-los, a permanente ausência do pai desde que ele foi morar com a nova família e a pesada perseguição na escola, da qual é vítima quase todos os dias. Tudo muito mais perturbador do que uma criatura feita de folhas e galhos. Só que o monstro sabe que Conor esconde um segredo. E isso o torna realmente assustador. Mas por que Conor deveria dar ouvidos a algo que parece imaginado? Por que o monstro parece ser a única criatura a estar ao seu lado diante de seus maiores medos - o de perder a mãe e o de contar a verdade.
Como começar a falar de um livro tão pequeno e tão complexo? Nesta obra de Patrick Ness, o leitor é levado por uma história repleta de simbolismos e sentimentos, que encanta e enche os olhos com ilustrações belíssimas que complementam os textos apresentados.

Desde o início não é difícil supor o que nos aguarda ao final da leitura. Os ensinamentos sobre a vida são dados em doses homeopáticas, com pequenas metáforas distribuídas ao longo dos capítulos que certamente irão trazer reflexões até naqueles mais insensíveis aos acontecimentos. Essa abordagem com um toque de realismo mágico foi crucial para me ganhar completamente e me fazer ficar extremamente envolvida por Conor e sua família.

Os personagens apresentados na obra não são nada rasos; mesmo aqueles que aparecem pouco, tem uma importância e profundidade grandes. O que senti por Conor ultrapassou a empatia, pois a cada interação com um personagem, eu fui Conor, vivenciei cada um de seus sentimentos e sofri com ele.

Imagens: Stephanie Bertram


O Chamado do Monstro não aborda apenas o óbvio ou aquilo a que se propõe. É uma obra que vai mais a fundo e pode ter um significado diferente para cada um. Mesmo podendo ser classificado com um infanto-juvenil, a maturidade de cada leitor é que irá determinar a mensagem que o autor quis passar.

Como eu disse no início da resenha, é difícil falar muito sobre este livro. Acho que isso acontece porque foi uma leitura angustiante, eu queria terminar para dar um fim ao sofrimento mas sabia que ainda não era hora, sabia que eu precisava passar mais tempo na companhia de Conor e do Monstro. Foi um aprendizado e tanto e por mais que tenha doído, eu espero poder revisitar esta história muitas e muitas vezes.

Esta resenha faz parte do Desafio Literário I Dare You 2.0 (saiba mais clicando aqui).
Tema escolhido para Novembro: Ler em um dia

Beijos e até o próximo post :*


2 comentários:

  1. Eu tenho uma paixão por esses livros curtos que conseguem acabar com a nossa sanidade mental, acho incrível quando o autor consegue fazer tanto com tão pouco. Estou um pouco curioso com esse livro, pena que as férias estão acabando. :'(

    Beijos,
    Juan Silva - http://comcienciadialogica.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juan, também sou assim, adoro livros curtos com mensagens poderosas! Super indico a leitura desse!

      Beijos :*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑