Resenha | A Fúria e a Aurora

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Autora: Renée Ahdieh
Editora: Globo Alt
Páginas: 336
Ano: 2016

Classificação:
Skoob

Sinopse: Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.
Existem livros que nos surpreendem, seja para a melhor ou para a pior. Você começa a leitura esperando algo e depois descobre que não era nada do que imaginava. E tem aqueles que correspondem às nossas expectativas, o que pode ser bom ou ruim. O que aconteceu enquanto eu lia A Fúria e a Aurora ficou bem no meio dessas situações. Peguei o livro esperando um romance intenso com toques de fantasia, mas encontrei um relacionamento insosso e uma fantasia quase inexistente.

A obra é um reconto de As Mil e Uma Noites. Apesar de não ter lido a história original, eu já conhecia o enredo principal, e sabia mais ou menos que uma história de amor me esperava. Sim, Sherazade e Khalid realmente desenvolvem um interesse mútuo ao longo das páginas, mas que em momento algum soou crível pra mim.

Sherazade deveria passar a impressão de força e independência, mas só soou como uma menina mimada e birrenta. Ela não tem nenhum plano concreto para concretizar seu objetivo, e age de maneira imprudente e impulsiva diversas vezes. Mas seus momentos impetuosos foram bacanas de ler, principalmente quando ela enfrenta figuras de autoridade.

Quanto a Khalid, é um personagem bem genérico. Bonito, forte e sensual no auge de seus 18 anos (#ata), ele é um rapaz misterioso com um passado sombrio. Tenho certeza que você já leu isso em algum lugar…

A atração entre estes dois personagens, como já citei acima, não me convenceu muito. É bem instalove e acontece sem nenhuma explicação plausível, além de um achar o outro a coisa mais linda que já viu na vida. Um motivo bem fraco para se apaixonar por alguém, na minha opinião.

Jalal e Despina foram os únicos personagens que me interessaram. São engraçados, cativantes e tridimensionais, além de terem um arco bem legal na história. Gostaria que tivessem aparecido um pouco mais ao invés de ficarem apenas em segundo plano.

Achei o desenvolvimento de A Fúria e a Aurora bem meh. Nada me surpreendeu ou me chocou, porque não cheguei a me importar com ninguém a ponto de sofrer por suas dores. Terminei a leitura sem esboçar praticamente nenhuma emoção. Ainda estou tentando entender como tanta gente se apaixonou por essa história.

E não posso esquecer de falar do quão desnecessária foi a inclusão do MALDITO triângulo amoroso. Os autores não cansam disso, não? Porque eu já não aguento mais.

Nem sei se recomendo esse livro. As duas estrelas eu só dei porque gostei da ambientação e da rapidez da escrita. De resto, é tudo bem esquecível. Provavelmente não vou ler a continuação.

Beijos e até o próximo post :*

2 comentários:

  1. Adorei a resenha! Estou interessada em ler alguma versão dessa história incrível e tão famosa que é As mil e uma noites e já vou riscar esse livro da minha lista de possíveis leituras, rsrs. Seu post me ajudou a decidir o que não ler e isso é ótimo! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Mas sobre o livro, eu realmente não curti, e se você também não gosta dos pontos que eu falei, não recomendo mesmo hehe

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑