Resenha | Lembra Aquela Vez

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Autor: Adam Silvera
Editora: Rocco
Páginas: 336
Ano: 2017
Classificação:
Skoob
Link para compra

SinopseFinalista na categoria romance juvenil do Prêmio Lambda, o mais tradicional do segmento de literatura LGBT do mundo, e celebrado por veículos como The New York Times (“lindo romance de estreia”) e Chicago Tribune (“comovente”), entre outros, Lembra aquela vez conta a história de um garoto do Bronx (re)descobrindo sua sexualidade. 
Aos 16 anos, Aaron carrega no pulso uma cicatriz que registra a dor pelo suicídio do pai, mas, com o apoio da mãe e da namorada, Genevieve, está determinado a seguir em frente. Quando a garota viaja para um acampamento, porém, Aaron se aproxima de Thomas, e acaba encontrando nele mais do que um melhor amigo. Confuso, Aaron considera recorrer ao LETEO, um instituto que realiza procedimentos científicos para apagar memórias indesejáveis, na tentativa de esquecer lembranças ruins e, principalmente, quem ele é. Mas será possível encontrar a felicidade fugindo de si mesmo? Com uma narrativa pungente e sincera, Adam Silvera fala sobre bullying, homofobia, medo, incertezas, ética, amizade, amor, aceitação e a procura pela felicidade.
Lembra Aquela Vez é o livro de estreia do autor Adam Silvera e foi lançado no Brasil em 2017 pela editora Rocco. Eu já tinha ouvido falar sobre o quão impactante a história era, mas por algum motivo esperava que o clima fosse um pouco mais positivo, o que definitivamente não é o caso. Prepare seus lencinhos quando for embarcar nesta leitura.

Aaron é um garoto relativamente comum de uma vizinhança periférica no Brooklyn, que possui amigos e uma família que está se restabelecendo após a morte de seu patriarca. O ponto de partida da história é sobre como Aaron está lidando com suas lutas internas e a perda recente de seu pai, tentando encontrar uma maneira de ser feliz novamente. Sua namorada faz o que pode, mas ele só começa a encontrar sentido na vida novamente quando faz um novo amigo, Thomas, e as coisas começam a tomar rumos inesperados.

Não posso falar mais do que isso, apesar de achar que a sinopse já entrega mais do que deveria (e estragou um pouco da experiência de leitura pra mim). A obra tem um toque de ficção científica e lembra um pouco o filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, principalmente pela vibe melancólica do protagonista.

No começo, Lembra Aquela Vez não estava me cativando nem um pouco. Eu estava achando uma história simplória e chata, com acontecimentos muito banais e pouco interessantes. Aos poucos, fui imaginando para onde a história iria, e conforme fui chegando ao que parecia ser o grande clímax da história, pude descobrir boa parte do mistério, então mesmo com as reviravoltas, ainda não me senti tão surpresa.

O livro aborda temas extremamente relevantes com muita responsabilidade, dentre eles o preconceito, a violência, depressão e bullying. A importância da família e dos amigos também tem bastante destaque, mesmo quando tratados em uma perspectiva mais pessimista.

Lembra Aquela Vez deve ser lido com cautela por pessoas que possuem problemas com depressão e suicídio; o livro não aprofunda muito sobre estes assuntos, mas fala de maneira que pode ser gatilho para algumas pessoas.

Foi uma leitura proveitosa, mas que me surpreendeu muito pouco; acho que o autor poderia ter mudado um pouco certos acontecimentos para que fossem mais impactantes. De qualquer forma, eu super recomendo principalmente por ser um livro com diversidade e que dá vários tapas em seus leitores, mostrando de maneira crua como a orientação sexual nunca deve ser tratada como uma escolha.

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑