Resenha | My Favourite Manson Girl

terça-feira, 13 de março de 2018

Autora: Alison Umminger
Nível de inglês: Básico / Intermediário
Páginas: 288
Ano: 2016
Classificação:

Skoob
Link de compra

Sinopse: Anna has had a miserable year. Everything feels wrong with her life. And rather than stay and face the mess, she steals a credit card and books herself a seat on the first flight out of town to Los Angeles, to crash with her sister. But soon after she lands, cold reality soon dawns on her: Hollywood isn't the escape she needs. She is trapped in a town full of lost souls and wannabes, with no friends, no cash and no return ticket.
When she's offered a job researching the murderous Manson girls for a dubious film, she reluctantly accepts - she needs the money. But soon enough, among the fake smiles and glitter-fuelled parties, things turn from strange, to dark, to dangerous...
This is not going to be the summer Anna had in mind.

My Favourite Manson Girl - ou American Girls, na versão americana - é um livro de YA contemporâneo que me encantou pela capa. Logo que bati os olhos na ilustração de óculos e na menção do nome “Manson”, fiquei super interessada pelo que iria encontrar pela frente.

Não sei se foi por ter lido a sinopse já há algum tempo, mas confesso que tinha esquecido sobre o que o livro tratava. Coloquei na cabeça que era sobre uma menina que entrava em uma seita semelhante à Família Manson, mas já adianto pra vocês que não é nada disso. My Favourite Manson Girl é um coming of age sobre uma adolescente que está tentando se entender e entender seu lugar no mundo, enquanto traça paralelos entre sua vida e as vidas de algumas das chamadas Manson girls.

Anna, a protagonista desta história, é uma típica garota de quinze anos. Tem problemas com os pais, reclama da vida e se sente incompreendida pela maioria das pessoas à sua volta. Então ela decide roubar o cartão de crédito da companheira de sua mãe, comprar uma passagem para Los Angeles e passar o verão com sua irmã, que é uma atriz em início de carreira. Já em LA, ela se depara com a oportunidade de pesquisar sobre o caso Tate-LaBianca e sobre Charles Manson e sua Família, a seita criada por ele. Apesar de parecer uma premissa um pouco obscura, My Favourite Manson Girl é uma leitura bem leve. A escrita é fluida e gostosa de acompanhar, e o ritmo é tranquilo daquele jeito que só histórias de verão conseguem ser.

O livro é bem equilibrado no tom, mas muitas vezes tive que parar um pouco a leitura para respirar, já que Anna nos fala bastante sobre os crimes e seus detalhes. Além do choque, a tristeza que sentimos ao ler o que as vítimas passaram é enorme. Felizmente a autora consegue contrabalançar muito bem a vida da protagonista e dos outros personagens, que mesmo passando por problemas, nem se compara ao que aconteceu com Sharon Tate e as outras vítimas dos crimes.

Gostei muito da representação de Los Angeles, que acaba se tornando mais do que um ambiente e passa a ser um personagem da história. Mesmo sendo mostrada como uma cidade de sonhos, a autora também expõe o lado deprimente e desmotivador de LA, que muitas vezes é escondido pelas lindas palmeiras e praias paradisíacas.

Como um bom coming of age, My Favourite Manson Girl aborda temas como família e autoconhecimento, trazendo boas passagens que nos fazem refletir sobre as semelhanças com nossas próprias vidas. Tem um leve toque de romance, mas que não ficou forçado e me agradou.

Após finalizar a obra, fiquei ainda mais interessada pelo livro Helter Skelter, que já tenho em e-book mas venho adiando a leitura há algum tempo devido ao seu tamanho. Sei que a leitura não será fácil, mas como o assunto me interessa muito, devo conseguir ler numa boa (ou quase).

Recomendo a leitura para quem procura um YA leve sem ser bobo, e para quem tem interesse em ter um primeiro contato com a história de Charles Manson e sua Família.

Beijos e até o próximo post :*



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑