Livros Superestimados x Livros Subestimados

segunda-feira, 17 de novembro de 2014
image


Oi, tudo bem com vocês? Acho que aos poucos vou entrando em um ritmo maior de postagens, basta me vir a tal da ~inspiração~ e a falta de preguiça que dá tudo certo :)

Hoje vou falar sobre essa coisa linda que eu amo: livros! Mais precisamente sobre dois tipos: livros que eu julgo superestimados, tidos como “perfeitos” etc., e aqueles que são pouco conhecidos e incríveis. Lembrando que essa é a minha opinião e não uma verdade absoluta, viu? São livros que sempre me “incomodaram”, ou pelo amor incondicional de uns, ou pelo descaso de outros. Então, chega de blábláblá e vamos à minha humilde listinha:


Superestimados

image

As Vantagens de Ser Invisível

Meu Deus, estou pisando em solo sagrado! Para muitos, falar mal desse livro é uma blasfêmia, porque um livro que trata de assuntos tão pertinentes e atuais, mesmo tendo sido escrito nos anos 90, jamais pode ser criticado. Tá. O negócio que eu tenho com esta obra é a falta de verossimilhança de alguns (repito, ALGUNS) dos personagens. Eu também fui adolescente, passei por umas poucas e boas na época de escola, mas mesmo assim, acho algumas coisas do livro um tanto quanto fantasiosas. Não acho que os amigos de Charlie são tão amigos quanto dizem, afinal, deram um gelo no menino por ele ter feito algo sem pensar e na inocência, e só voltaram com a amizade depois de ele ter enfrentado uma briga por um deles. Enfim, no geral é uma história bacana, alerta pra problemas sérios e tudo o mais, mas mesmo assim, não acho essa Coca-Cola toda. Esse livro só ganhou o status que ganhou por conta do filme, com o elenco de estrelas adolescentes. Ah, e se ficou claro pra alguém o que havia acontecido com o Charlie só pelo final contado no livro, parabéns viu, porque achei bem confuso e só saquei tudo no filme.


image

Belo Desastre

Xi, olha aqui mais um difícil de se criticar. As jovens de 18+ morrem pelo Travis, como posso eu falar mal de um ser tão divinamente lindo e perfeito? Gente, não sei vocês, mas eu to de boa de ter um namorado como o Travis. Sério. O cara é possessivo, louco, ciumento, estressado, já falei louco? Sei lá, pode ser lindo mas tem a cabeça muito zoada pra que eu aceitasse um relacionamento a longo prazo. Mas não sou eu quem se enrosca com ele, e sim a Abby. Aquelazinha se faz de inocente, de sonsa… Menos mal que é esperta. Se não seria mais uma Bela Swan (ops!). E nem vou falar do fato de a autora promover um relacionamento tão destrutivo como aquele, nem um pouco saudável. E conseguir que milhares de garotas sonhem com um igual, o que é perigosíssimo. Por último, temos as 78645845436 continuações que até hoje não consegui pegar pra ler, já que são versões alternativas da MESMA história. Jamie McGuire sabe como ganhar dinheiro.


Subestimados

image

Bela Maldade

Bela Maldade, da autora Rebecca James, não é um livro pra qualquer um. A história, que pode parecer simples, é construída de uma forma tão verídica que assusta. Me impressiona que não tenha mais sucesso, afinal, trata de alguns dramas que muita gente já passou, como uma amiga traíra ou a perda de um ente querido. O livro pode confundir às vezes, porque a narrativa passeia pelo passado, presente e futuro o tempo todo, mas quando a gente entra no ritmo, não quer mais parar. Recomendo pra quem está com o emocional em dia, porque é fácil se deixar levar pelas emoções (principalmente no momento da “grande revelação” do enredo). Enfim, LEIAM! Não posso falar muito porque qualquer comentário pode estragar as surpresas. É um thriller maravilhoso e indicado para qualquer pessoa que gosta de livros mais pesados.


image
Imagens: Stephanie Bertram
Os 13 Porquês

Continuando no embalo de livros com temáticas mais sérias, temos essa obra prima de Jay Asher. Tem também uma construção de narrativa pouco comum, já que o que “ouvimos” no livro é a voz de uma narradora que já morreu, gravada em sete fitas K-7 que vão passando pelas mãos de diversas pessoas que tiveram envolvimento com a morte (foi um suicídio). É um livro que mexe com muitos dos nossos sentidos, principalmente a audição. Temos que imaginar a voz das fitas ganhando vida, os sons de estática, etc. Há rumores de que os direitos desse livro foram comprados para virar filme, mas até agora, nenhuma informação concreta foi divulgada. Espero que levem essa ideia adiante, porque certamente seria um sucesso. Recomendo muito!

Bom, vou ficando por aqui. Sei que a lista foi curta mas esses são os livros que considero os mais importantes de suas “categorias” (dos que eu já li, claro). Você conhece algum outro que poderia entrar nessa lista? Conta pra mim!

Beijos :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑