3 dicas para começar a ler em inglês

terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Imagem: Unsplash

Quem acompanha blogs e/ou canais literários da gringa, direto vê livros que estão bombando por lá, mas que nem tem previsão de serem lançados aqui. Aí bate aquela curiosidade louca de ler o tal livro mas não poder supri-la porque o danado só existe lá fora. E quando é uma continuação de uma série? A vontade é ainda maior, afinal, já lemos seu antecessor e se acabou num cliffhanger, é um desespero danado.

O que fazer pra suprir essa ansiedade toda? É simples, não espere o livro ser traduzido, leia-o em inglês! Te garanto, por mais difícil que pareça, não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta um conhecimento básico de inglês e um pouco de paciência, que rapidamente você se torna mestre em ler livros quilométricos nesse idioma. Hoje vou dar algumas dicas rápidas para quem quer começar mas tem receio. Vamos lá?

Torne o inglês parte da sua vida

Foi-se o tempo em que para aprender uma nova língua, era necessário gastar dinheiro com cursos. Hoje em dia, está bem mais fácil adquirir conhecimento, mesmo que básico, de um novo idioma. Uma forma de fazer isso é incluir o inglês em tudo o que você fizer. Assista mais filmes e séries legendados, mude o menu dos seus “gadgets” para inglês, leia letras de música que você gosta… Assim, ao pegar um livro para ler, o idioma vai soar melhor na sua cabeça, e a leitura fluirá mais rápido.

Comece pelo que você já conhece

Que tal reler Harry Potter em inglês? Ou O Pequeno Príncipe? Livros infantis e infanto-juvenis que já tenhamos lido são os melhores para começarmos esta tarefa tão deliciosa de ler em inglês. Já conhecemos a história e seus acontecimentos, portanto fica muito mais fácil imaginar os cenários e personagens. O legal é que essa dica funciona também para quem quer abandonar as legendas. Assistir filmes e seriados já conhecidos faz a gente assimilar melhor as palavras com os acontecimentos.

Não tente traduzir TUDO

Essa é a dica mais valiosa. Sim, dicionário e Google Tradutor são seus amigos, mas não são indispensáveis na hora de fazer uma leitura em inglês. Como eu disse no começo, um conhecimento básico da língua já ajuda muito, e o uso do dicionário fica só para as palavras mais importantes da frase, aquelas que são responsáveis por trazer sentido a uma sentença. Quando não entender uma frase inteira, aí sim apele para o Tradutor. Mas no geral, tente sempre entender o contexto, porque esse sim é o mais importante!

Bom, essas foram as minhas dicas rápidas para quem quer começar a leitura em inglês! Em breve vou fazer um post sobre as minhas leituras em inglês, classificando por nível (iniciante/ intermediário/ avançado). Mas por enquanto, espero que tenha ajudado vocês a perderem um pouco do medo e se aventurarem pela leitura em outra língua.

Se você já lê em inglês e tem mais alguma dica para acrescentar, deixa aí nos comentários!

Beijos e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑