Devaneios de Quinta #08

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Imagem: Reprodução

Devaneios de Quinta é uma categoria do blog onde eu posto contos, crônicas, diálogos e opiniões sobre os mais variados assuntos, sempre às quintas-feiras.
[Opinião] Sobre ter mais livros do que sapatos

Com certeza você já leu por aí uma frase mais ou menos assim: “Se ela tem mais livros do que sapatos, case-se com ela”. Essa frase foi (e ainda é) compartilhada pelo Facebook em forma de meme, com uma imagem engraçadinha junto. Já vi pessoas apoiando totalmente, dizendo que mulher tem que ser “instruída” pra ser digna de casar, e já vi alguns levando ao pé da letra e tecendo comentários do tipo: “ah tá, como se ter mais livros do que sapatos te fizesse uma pessoa melhor”.

Não acho que essa frase deva ser interpretada de maneira literal. Por favor, é nítido que se trata de algo intencionalmente humorístico. Nunca mulher nenhuma deve ser mais ou menos valorizada pelo número de sapatos (ou jóias, ou roupas, ou maquiagens) e nem de livros que possui. Mulher tem que ser valorizada independente de seus hábitos e gostos, e ela pode muito bem amar literatura e não ter intenção nenhuma de casar. Ter mais livros do que outras coisas “de mulher fútil” não torna a mulher mais culta; ela pode ler apenas livros de autoajuda (nada de errado nisso), e não Fernando Pessoa. Aí cabe também a reflexão dessa máxima de que existem dois tipos de mulheres, as que servem pra casar e as que servem pra “pegar”. É o mundo machista em que vivemos. Porém, não acho que a frase foi escrita nesse intuito, acho que o problema está na interpretação.

Logo, ler muitos livros, independente de gênero, não te torna uma pessoa melhor. Seu caráter e suas escolhas é que fazem isso. Apenas mostra que a mulher que tem mais livros do que sapatos se preocupa com o que vai além do exterior e busca também melhorar por dentro, ou apenas se distrair numa tarde chuvosa. Essa mulher de jeito nenhum vale mais a pena “investir” do que a outra que se maquia e tem um closet só para sapatos. O que difere as duas são as suas prioridades; e cabe a cada uma delas, e a mais ninguém, decidir que rumo tomar com suas vidas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑