Resenha | A Lista Negra

sexta-feira, 14 de agosto de 2015
Imagem: Stephanie Bertram

Autor: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 272
Ano: 2012
Classificação:
Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.
A Lista Negra é aquele tipo de livro que você já sabe que será denso e difícil. Afinal, a história fala de um tiroteio ocorrido em uma escola, um assunto sempre muito delicado. Pra piorar, este tiroteio parece ter sido motivado por bullying. Iniciei a leitura pronta pra levar uns bons "tapas na cara" da autora, e apesar de isto ter acontecido, não foi um livro que mexeu muito comigo.

O maior problema que tive com este livro foi a protagonista. É péssimo quando a gente não gosta do personagem principal de uma obra, porque por mais que suas ações sejam justificáveis, a gente pega uma birra da pessoa e fica difícil ter empatia por ela. 

Eu nem quero imaginar como deve ser difícil passar pelo que Valerie passou, sofrer todo aquele bullying e ter de ficar calada, tendo apenas seu namorado e um caderno para descontar suas frustrações. E ainda mais, ser a namorada de um serial killer suicida. Mas ela precisava ser tão mesquinha e egoísta? O tempo todo Valerie parece se importar apenas com as mudanças que sua própria vida sofreu após o tiroteio. Quem ainda será seu amigo, o que sua mãe pensa a seu respeito, quem na escola ainda a odeia e a quer morta... E isso é bem irritante. Minha vontade era de sacudir a menina e dizer "miga, o mundo não gira em torno do seu umbigo". 

Ah, e tem o fato de Val defender Nick durante quase todo o livro. Olha, eu entendo que a gente não deseje aceitar que uma pessoa que amamos possa ser ruim, mas a Valerie parece querer provar para o leitor que seu namorado era lindo, charmoso e inteligente e que jamais cometeria um assassinato em massa. Pois, é, Val, mas o fato é que ele cometeu. E nenhuma das suas justificativas vai fazer isso mudar.

Outra coisa que não curti foi o fato de em nenhum momento vermos a bendita da lista negra. Ela é o motivo de tudo ter acontecido, mas não aparece! Como foram muitas vítimas, me perdi bastante tentando entender quem era quem. Se a lista aparecesse no livro, ficaria mais fácil de entender a "importância" de cada uma das vítimas na história. É uma coisa boba mas pra mim fez muita falta.

Ainda tem algumas coisas que não me agradaram muito no livro, como a frieza do pai de Valerie (exagerada demais) e o distanciamento com que o livro pareceu ser tratado. Não consegui me envolver com a história nem me emocionar. A única cena que me tocou foi à ida de Val ao cemitério.

Sei que esta resenha está bem negativa, mas tenho coisas boas pra falar também. A Lista Negra é um livro que devia ser lido por todos os estudantes do ensino médio e fundamental, porque trata de um assunto que muitos tem de lidar todos os dias, e que as escolas apenas preferem fechar os olhos e fingir que não existe. É um livro que vai além do sangue, morte e tristeza. Fala de superação e amizade.

Portanto, recomendo muitíssimo a leitura e espero que a sua experiência com ALN seja melhor do que a minha :}

Conta pra mim nos comentários se você já leu ou pretende ler, ok? E se quiser, pode falar também de suas experiências com bullying, que é um assunto cada vez mais debatido nos dias de hoje.

Esta resenha faz parte do Desafio Literário I Dare You (saiba mais clicando aqui).
Tema de Agosto: Livros polêmicos

Beijos e até o próximo post :*

2 comentários:

  1. Oiie. Encontrei um vídeo seu por acaso no youtube e lastimei por você não ter dado continuidade ao canal. :( Bom, mas pelo menos achei seu blog e gostei de cara. Parabéns!
    Sobre o post, eu ganhei A Lista Negra de um amigo faz pouco tempo, mas ainda não o li. Não sabia do que se tratava a temática do livro, apesar de só ter visto críticas positivas até agora. kkk Fiquei curiosa depois de ter lido sua opinião. Vou tentar ler antes do que estava disposta.
    Beijoos
    Mais amor, mais livros
    Canal
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty! Que bom que gostou do vídeo, saiba que hoje mesmo já gravei coisa nova e logo logo vou voltar com o canal *-*

      Olha, o livro é bom, bom de verdade, mas as coisas que me incomodaram acabaram tomando conta de mim e não iria conseguir fazer a resenha sem falar delas haha mas leia e tire suas próprias conclusões, acredito que você vai curtir porque muita gente gostou.

      Muito obrigada pelo seu comentário e por ser a 100ª curtida da minha página! *abraço virtual*

      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑