5 dias, 5 resenhas | O Sorriso da Hiena

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Autor: Gustavo Ávila
Editora: Publicação independente
Páginas: 304
Ano: 2015
Classificação: 
Skoob
SinopseAtormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar um ato de crueldade quando, por trás dele, há a intenção de fazer o bem?
[Resenha escrita em Janeiro/2016]

Uma das minhas metas para 2016 é ler mais livros de gêneros que não tenho o costume de ler, como clássicos e livros nacionais. E após ver diversas resenhas positivas sobre O Sorriso da Hiena, do autor Gustavo Ávila, sabia que essa deveria ser minha próxima leitura. E digo a vocês, começar o ano com uma leitura nacional tão boa me motivou muito a colocar mais livros da nossa terrinha na minha TBR.

Falar sobre o enredo de OSH é correr riscos de soltar diversos spoilers, então, irei evitar e compartilhar apenas as minhas impressões.

Desde os primeiros capítulos, o clima é de completa tensão. Gustavo constrói seus cenários muito bem, levando o leitor para dentro da cena e fazendo-o vivenciar cada momento de maneira intensa. Sua narrativa consegue destacar os pontos certos para dar o tom necessário a cada trecho, principalmente nas cenas mais violentas. Posso dizer que isso foi uma das coisas que mais gostei no livro, cheguei até a ficar apreensiva em algumas passagens, e olha que dificilmente sinto medo ao ler.

Os personagens da obra são bastante tridimensionais, apesar de não serem tão aprofundados (e isso se deve bastante à quantidade de páginas, que não é muito grande). Artur certamente é o meu favorito, com suas características únicas e comentários inesperados que por muitas vezes deram um alívio cômico a uma história tão pesada.

Me simpatizei por William e David também. Estes protagonistas foram escritos com muito cuidado, isso é fácil de se notar. É impossível não se preocupar com suas dores, dificuldades e medos. O leitor vai vivenciar uma experiência diferente ao perceber de que lado fica em uma situação tão delicada quanto à exposta em OSH.

Os poucos defeitos que enxerguei na obra foram em relação à diagramação. Li no Kindle, e nessa versão os parágrafos estavam muito "grudados" ao trocar de cena, sem nenhuma divisão para indicar a mudança. Logo, eu fiquei confusa diversas vezes e tinha que reler o parágrafo para me situar. 

Tive esse problema também com a ambientação. Gustavo nitidamente se inspirou em obras policiais americanas, utilizando de uma linguagem muito parecida com seriados e filmes desse gênero. Aparentemente o livro é ambientado em alguma cidade brasileira fictícia, mas as descrições do autor tornam difícil a identificação de algum lugar concreto. Nada de impeça a fluidez da narrativa, que é excelente, por sinal.

Agora, sobre o grande trunfo da obra: o desfecho. Vou ser bem sincera com vocês, eu não entendi de primeira. Terminei o livro com um grande ponto de interrogação na cabeça, ruminando o final diversas vezes. No dia seguinte, puf!, tudo se esclareceu na minha cabeça e eu entendi o que havia acontecido. Acho que como li antes de dormir, o sono prejudicou meu entendimento, hehe.

Nem preciso dizer o quanto esse livro é recomendado, né? Quem curte mistérios, suspense psicológico e estudos sobre o íntimo do ser humano com certeza vai adorar O Sorriso da Hiena!

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑