5 dias, 5 resenhas | A Queda dos Reinos

terça-feira, 5 de abril de 2016


Autor: Morgan Rhodes
Editora: Seguinte
Páginas: 400
Ano: 2013
Classificação: 
Skoob
Sinopse: Numa terra em que a magia havia sido esquecida e a paz reinara durante séculos, uma agitação perigosa ganha forma quando três reinos começam a lutar pelo poder. Entre traições, negociações e batalhas, quatro jovens terão seus destinos entrelaçados para sempre: Cleo, a filha mais nova do rei de Auranos; Magnus, o primogênito do rei de Limeros; Jonas, um camponês rebelde de Paelsia; e Lucia, uma garota adotada pela família real de Limeros que busca a verdade sobre seu passado.Em A queda dos reinos, Morgan Rhodes constrói uma mitologia complexa e fascinante, que mistura amor proibido, intrigas políticas e profecias milenares. Narrado pelos pontos de vista dos quatro protagonistas, este é o primeiro volume da série.
Estou começando a ler mais fantasia do tipo high fantasy de uns tempos pra cá. E como o gênero no YA costuma ter livros menores e com uma leitura mais fluida, achei uma boa dar uma chance para A Queda dos Reinos, livro que já tinha ouvido falar bastante nos blogs e vlogs literários. As resenhas da Nayana e da Bárbara foram as responsáveis por me fazer passar esse livro na frente da lista de leituras e essa capa bonitona também me chamou bastante atenção, claro :)

O fato é que logo no começo da leitura já achei algumas semelhanças com livros de fantasia que havia lido, como Trono de Vidro e A Guerra dos Tronos. Parece que existe uma fórmula para contar esse tipo de história e a autora, Morgan Rhodes, usa muito dessa fórmula para contar a sua.

A Queda dos Reinos não tem exatamente apenas um protagonista, mas podemos dizer que a família de Cleo é a mais importante por governar o reino mais rico, Auranos. E por falar em Cleo... que menina mimada, gente! Ok, ela é uma princesa de 16 anos, mas a chatice é de uma criança de 9. Só faltou ela espernear no chão e chorar pra conseguir o que queria. Bem irritante.

Os outros personagens tem seus defeitos e qualidades. Não há mocinhos perfeitos e nem vilões maléficos (tirando o Rei Gaius, que é o capeta em pessoa), e isso me agrada bastante. Alguns personagens que comecei o livro apaixonada, terminei não curtindo tanto assim, e o mesmo ocorreu do lado contrário. Isso traz uma montanha russa de emoções que acrescenta muito para a experiência de leitura.

Sobre o enredo, eu entendo que por ser o primeiro livro de uma série, tudo seja mais explicativo, então apesar de ter me incomodado um pouco com a lentidão dos acontecimentos, acabei relevando isso. Não é uma história totalmente previsível, mas era de se esperar grande parte das reviravoltas, TIRANDO UMA, que vou falar já, já.

Como eu disse, não gostei da Cleo, e como passamos grande parte do livro acompanhando o ponto de vista dela, revirei meus olhos diversas vezes. O interesse amoroso dela também estava sendo bem mimizento, além de instalove. Ah, sem contar que praticamente todo garoto de até 20 anos parece ser apaixonado por ela e sua beleza irresistível. Forçou a barra bem feio aí, senhora Rhodes.

Tudo estava bem juvenil, bem calmo, nada de mais... Até que a autora deu um twist DAQUELES e aí sim a história ficou interessante. Me agarrei às páginas e consumi tudo bem rapidinho, com cuidado pra não deixar o sangue espirrar em mim. É, tem sangue. E muito. Se você não curte, melhor procurar outro livro de YA pra ler.

Apesar de os acontecimentos finais terem feito este livro valer a pena pra mim, acho que vou deixar para continuar a série ano que vem. Tenho alguns outros interesses no momento e fantasia não é um deles (tirando a série Trono de Vidro porque NÉ), então estou tranquila em esperar alguns meses para começar A Primavera Rebelde, que dizem ser ainda mais sangrento do que este primeiro livro.

Beijos e até o próximo post :*



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑