Resenha | Legend

quarta-feira, 18 de maio de 2016
Imagem: Stephanie Bertram
Autor: Marie Lu
Editora: Rocco
Páginas: 256
Ano: 2014
Classificação: 
Skoob
SinopseTrilogia distópica que vem conquistando os fãs de Jogos Vorazes e Divergente, a série Legend é ambientada na República, instalada numa região outrora conhecida como costa oeste dos Estados Unidos, e conta a história de June, uma garota de 15 anos nascida numa família de elite e que possui impressionantes habilidades militares, e Day, um garoto pobre considerado o criminoso mais procurado do país. Quando o irmão de June é assassinado, os caminhos desses dois jovens de origens distantes se cruzam, dando início a uma trama de forte conteúdo político e repleta de ação, reviravoltas e romance.
Por mais que a onda de distopias tenha dado uma diminuída, ainda há algumas obras deste gênero que não tive a oportunidade de ler. Por isso decidi dar uma chance a Legend e ver se ainda valia a pena me aventurar por mais um mundo com um governo totalitário que engana toda a sociedade sobre suas reais intenções.

Não consigo começar essa resenha sem falar do meu maior problema com a obra: a idade dos protagonistas. Ok, o livro é YA e tem público-alvo adolescente, mas é muito difícil acreditar nas atitudes dos personagens principais quando eles tem apenas 15 anos. 

Geralmente, quando leio um livro com um protagonista muito jovem, tento usar de empatia e me "visualizar" no personagem, identificando as atitudes que eu tomaria se estivesse naquela situação (e tivesse a mesma idade). E em pouquíssimos momentos eu me identifiquei com June ou Day, pois a maturidade de ambos é tão absurda que fica muito complicado visualizá-los como adolescentes. Eu entendo que eles sejam prodígios, mas mesmo assim soa tudo muito estranho. Se Marie Lu tivesse envelhecido esses personagens em 4-5 anos, tudo já ficaria um pouquinho mais crível (Sabaa Tahir fez algo parecido em Uma Chama Entre as Cinzas, por exemplo, e funcionou muito bem).

A escrita é muito rápida e fluida, e o enredo tem ação suficiente para nos manter interessados. As reviravoltas não trazem nada de novo; caso você tenha lido umas duas ou três distopias, vai conseguir prever a maioria dos twists. O romance é um pouco instalove, mas nada muito "revirador de olhos". É até meio fofo. Só não curti a possibilidade de um triângulo amoroso que pode existir no próximo livro...

Fiquei interessada em continuar a trilogia, já que pelas resenhas que li, o segundo livro melhora consideravelmente em relação a este primeiro. Portanto vou continuar essa jornada e espero não me decepcionar com o andamento da história.

E você, já leu? O que achou? Conta aí nos comentários!

Beijos e até o próximo post :*

2 comentários:

  1. OOi
    Eu não ai ainda Legend.
    Amo distopias, um dos meus gêneros preferidos, ainda vou ler haha

    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii

      Se gosta de distopias, certeza que vai curtir Legend :} beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑