Resenha | Simon vs. a Agenda Homo Sapiens

segunda-feira, 9 de maio de 2016
Imagem: Stephanie Bertram

Autor: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano: 2016
Classificação: 
Skoob
Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

Simon vs. a Agenda Homo Sapiens foi o meu primeiro contato com a literatura LGBT (vou usar esta sigla por ser a mais comum, me desculpem se não estiver certa), e eu fico muito feliz de ter feito esta escolha para conhecer este subgênero ainda pouco explorado/divulgado dentro dos livros YA.


Dificilmente "fofo" é um adjetivo que chama minha atenção ao ler resenhas sobre um livro. Gosto mais de "sombrio", "pesado" e "denso". Por isso me surpreendo comigo mesma quando admito que sim, esse livro é deliciosamente fofo e sim, eu fui me apaixonando mais cada vez que virava uma página, o que ocorre bem rapidinho, já que a escrita de Becky é muito leve e gostosa. Simon tem uma voz que a princípio soou estranha, mas logo que me acostumei foi só sorrisos e amor.

O enredo é simples mas traz grandes reflexões; o próprio título é uma alusão à maior reflexão do protagonista (só lendo para descobrir o que significa). Várias vezes tomei uns tapas na cara com os pensamentos de Simon, mas ele é tão amorzinho que mesmo nos momentos mais sérios, me vi sorrindo em solidariedade.

Uma das melhores coisas de Simon vs... é o desenvolvimento dos personagens. Tirando toda essa questão de "sair do armário", preconceito e medo que envolve a vida do protagonista, há muitas coisas acontecendo na vida dos personagens secundários. Isso deu um tom muito mais real à obra, e foi bem bacana acompanhar as histórias dos amigos e familiares de Simon através de seus olhos.

O romance é muito bem abordado, natural e sem forçar a barra. Há todo um mistério em torno da identidade de Blue que me manteve curiosa o tempo todo, e quando veio a revelação, não me contive de alegria. Me senti uma parte da história e adorei acompanhar o desenvolvimento desse relacionamento inusitado.

Apesar de abordar preconceito e bullying, a autora preferiu dar um tom mais leve e divertido à obra, o que fez toda a diferença. Impossível não se sentir esperançoso com a possibilidade de vermos mais pessoas agirem da maneira que os amigos e familiares de Simon agem em relação à sua orientação sexual. É uma visão positivista e que nos faz refletir sobre o que esperar das próximas gerações quanto à aceitação e respeito ao próximo.

Recomendo essa leitura a qualquer pessoa, independente de orientação sexual. Se você gosta de livros para ler de uma vez só, com uma escrita fluida e gostosa, com certeza Simon vs... é para você.

Esta resenha faz parte do Desafio Literário I Dare You 2.0 (saiba mais clicando aqui).
Tema escolhido para Abril: Lançamento

Beijos e até o próximo post :*


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑