I see christians but no Christianity

sexta-feira, 3 de junho de 2016
Imagem: Aaron Burden (Unsplash)


Não sei quantos de vocês sabem, mas eu sou cristã. Fui criada em meio ao cristianismo, filha de mãe evangélica que me levava pro culto e pra escola bíblica todo domingo. Hoje estou em busca do resgate da minha fé; tentando voltar a ter uma mente e coração sãos. Não está sendo fácil, mas eu espero conseguir ter forças para continuar nessa minha caminhada.

O motivo de eu iniciar este post contando este pedacinho da minha vida é expressar algo que vem me incomodando muito nos últimos meses: os ditos “cristãos” que não seguem os principais Mandamentos, que se resumem basicamente em amor.

Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.
(Mt 22:37-39)

Por viver em um ambiente cristão desde pequena, há muito tempo conheço certos nomes “gospel” que só nos últimos anos vieram ao conhecimento público. Pastores, deputados, pastores-deputados, cantores... enfim, não vou citar nomes mas vocês sabem bem quem são alguns deles. Então imaginem só como é pra mim, uma pessoa criada em meio a pregações e músicas cristãs, pessoa que aprendeu a admirar e concordar com o que estes pastores e cantores diziam, me deparar com o discurso de ódio que sai da boca dessas mesmas pessoas que se dizem tão de Deus? Pois é.

Hoje eu tenho vergonha. Vergonha por um dia ter aplaudido, me emocionado, apoiado esses falsos cristãos. Porque durante o tempo em que esfriei minha fé, foi muito difícil voltar a crer em um Deus que tinha representantes tão odiosos como os que eu via por aí. Destilando raiva, preconceito e veneno contra aqueles que supostamente iam pro inferno por suas ações, ou até mesmo por ser quem eram. Então nem quero pensar no que as pessoas descrentes imaginam que seja servir a Deus, quando aqueles que têm o dever de trazer as pessoas para o lado “do bem”, só as afastam mais ainda.

Que fique claro: eu não acho que devemos concordar com tudo. Não acho que devemos aplaudir tudo, apoiar tudo e defender tudo. Mas devemos sim!, respeitar tudo e tod@s. E se algo que o meu próximo está fazendo não me agrada ou me contraria, minha atitude cristã deve ser apenas uma: orar por ele. E não sair postando textão dizendo que ele vai pro inferno. Porque nós não sabemos a história do outro. Não conhecemos sua vida, seus medos, suas angústias. Vemos apenas a casca, enquanto Deus vê o coração. E Ele é o único capaz de fazer tal julgamento.
Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.
(Mt. 7:1-5)
Eu fico imaginando se Jesus viesse aqui para a Terra pra passar alguns dias. Quais seriam as atitudes dEle em meio ao que está acontecendo? Posso não ter a certeza, mas acredito que seria algo muito parecido com o que aconteceu lá nos tempos em que Ele viveu. Eu imagino Jesus andando em meio às prostitutas; imagino Jesus nas favelas, conversando com traficantes munidos de fuzis; visitando ONGs de apoio aos portadores de HIV. Eu o imagino oferecendo Sua mão a todos aqueles que um dia se sentiram rejeitados e humilhados, e que apenas precisam de um pouco de amor.

Nesse Jesus, nesse Deus, eu acredito. Porque Ele me dá provas suficientes de que o amor é a resposta para tudo.

Beijos e até o próximo post :*



PS.: O título do post foi adaptado da frase de Jason Donohue.

4 comentários:

  1. Meeeeeeu Deeeeeeeeeeuuuuuuuuuuus!!! Onde eu assino??? Estava conversando com o meu esposo sobre isso essa manhã. Não apenas se ver a falta de amor mas também se ver uma rivalidade entre as denominações, algo que eu não entendo. Tá faltando amor e muito, não apenas com os de fora mas também com os de dentro. Papai disse que eles saberiam que seríamos discípulos dele se amassémos uns aos outros( João 17). As igrejas hoje em dia tem 2 grandes preocupações: fugir da prosperidade a qualquer custo e condená-la ou abraçar uma visão de prosperidade distorcida, e que "Roma pegue fogo" alto a baixo.
    Ótima reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Gisley. Por isso estou tendo muita dificuldade em me encontrar em alguma igreja, está cada vez mais complicado achar um local em que se pregue a palavra e pronto. Mas tenho fé que vai aparecer, uma hora ou outra! Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  2. Lindo seu texto... e muito verdadeiro, aliás, acabei de conhecer seu blog e já gostei de tudo! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol! Fico feliz em saber disso. O blog ta meio paradinho mas em breve eu volto com mais conteúdo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑