Resenha | O Mar Infinito

terça-feira, 27 de setembro de 2016
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 248
Ano: 2015
Classificação: 


Sinopse: COMO LIVRAR A TERRA DE 7 BILHÕES DE HUMANOS? TIRE A HUMANIDADE DELES.Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável.Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.
Confira a a resenha de A 5ª Onda aqui.

É bem comum que o segundo livro de uma trilogia/série tenha mais páginas que o primeiro, e o mesmo costuma ocorrer ao longo dos outros livros. Mas em O Mar Infinito ocorre o contrário, e isso me causou estranheza, pois pensei que seria um livro apenas pra encher linguiça e sem história. Mas Rick Yancey trouxe uma sequência cheia de ação (e desgraças), que consegue ser até melhor que seu antecessor, pelo menos em relação a desenvolvimento de enredo e personagens.

A história se inicia pouco tempo após o final de A 5ª Onda, e acompanhamos a luta pela sobrevivência do grupo que terminou o primeiro livro fugindo dos Outros. Em O Mar Infinito, Cassie deixa um pouco o seu posto de protagonista e dá espaço para outros personagens se desenvolverem, sendo Especialista a personagem que recebe mais atenção. O livro é bem mais dinâmico, pois alterna não só os pontos de vista dos personagens como também a narrativa, que varia entre primeira e terceira pessoa. Essas variações tornam a leitura mais rápida e agoniante, pois é claro que o autor encerra alguns capítulos em momentos bem tensos para nos deixar curiosos a respeito daquela situação que só veremos de novo após a aparição de outros personagens.

Titio Rick não tem dó de seus leitores. Neste livro ele resolveu nos fazer sofrer, colocando o grupo adolescente nas piores situações possíveis. O Mar Infinito é repleto de muito sangue, algumas mortes e MUITO SOFRIMENTO. Sério, se você se apegou a esses personagens no primeiro livro, prepare o seu coraçãozinho porque a jornada não será nada fácil. Quando tudo parece que não poder piorar, adivinha? Isso mesmo, a Lei de Murphy entra em ação e termina de ferrar com tudo. É uma tristeza.

O enredo em si é simples, apesar de repleto de grandes acontecimentos (e alguns plot twists). Acredito que a intenção do autor foi passar aos leitores como deve ser desesperador se encontrar em uma situação em que praticamente não há saída. Eu consegui enxergar perfeitamente como isso poderia acontecer na vida real, mesmo em outro contexto.

Só achei bem desnecessário incluir as cenas românticas. Desculpa gente, eu sei que pareço a chata sem coração quando reclamo de romance, mas é que em um livro como esse, a última coisa que me importa é ver hormônios por todo lado e declarações de amor justificando as ações dos personagens. Prefiro mil vezes ver relações de amizade e o sentimento de família se fortificando, ao invés de mimimi amorzinho. O bom é que esse aspecto toma pouco espaço e não chega em nenhum momento a ser o foco do livro.

Recomendo muitíssimo a leitura, tanto para quem amou A 5ª Onda quanto para aqueles que não gostaram tanto. O Mar Infinito tem muito mais ação e é uma leitura bem mais rápida, então se por acaso você achou o primeiro lento, pode ficar tranquilo porque o ritmo aqui é outro. Não vejo a hora de poder ler A Última Estrela!

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑