Resenha | Anna Vestida de Sangue

sexta-feira, 28 de outubro de 2016
Autor: Kendare Blake
Editora: Verus
Páginas: 252
Ano: 2016
Classificação:
Skoob
Sinopse: Cas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas e afastar distrações, como amigos e o futuro.
Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espírito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas.
Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os outros fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente?
Anna Vestida de Sangue é vendido como um YA de terror. Como eu não sou de me assustar com livros, diria que o terror contido nele se assemelha ao de Supernatural, ou seja, tem situações macabras com um tom meio cômico, nada que assuste de verdade. Mas é verdade que algumas cenas são meio gore, então esteja com o estômago preparado caso você seja sensível.

Cas, o protagonista, é muito carismático, impossível não gostar dele. Ele é a perfeita mistura entre convencido e humilde, o típico boy-next-door. A relação de Cas com sua mãe é bem legal de acompanhar também, os dois são amigos e é difícil encontrar essa cumplicidade de mãe e filho em livros YA.

Os personagens secundários também tem seu brilho, com destaque, claro, para Thomas e Carmel. Os dois podem soar extremamente fracos no início da obra, mas ao longo da leitura vamos conhecendo suas personalidades a fundo e gostando cada vez mais deles. Adoro patricinhas badass como a Carmel, é um contraste e tanto comparar a aparência cor de rosa com a personalidade forte.

Agora, sobre a outra "protagonista"... Simplesmente adorei a Anna. Claro que revirei meus olhos quando senti que a história dela seria de redenção através do amor, mas ao longo da história, vi que não era bem isso e fiquei muito satisfeita. Kendare Blake aborda os traumas de Anna sem enfeitar nada, de maneira bem crua. Particularmente, prefiro quando o autor faz isso e vai direto ao ponto, sem encher de firulas. Torna tudo mais real.

As doses de romance em Anna Vestida de Sangue são homeopáticas. A passagem de tempo no livro não é de dias, e sim meses, o que me fez acreditar mais no sentimento de Cas e torcer de verdade para que as coisas se acertassem de alguma maneira. Algumas coisas não me agradaram muito, como o plot do "fantasma vilão" (achei bem previsível e fraco) e a falta de profundidade, tanto no enredo como nos personagens (principalmente Cas). Queria saber um pouco mais do background dele e de outros personagens, terminei a leitura sentindo que a história poderia ter rendido muito mais.

O final tem um pequeno cliffhanger que dá margens para uma continuação, e me deixou bem curiosa para saber o que vem pela frente para esses personagens. Mas pelo que vi de resenhas por aí, o segundo livro fica aquém desse primeiro, portanto não acredito que meus desejos por mais aprofundamento no plot serão atendidos. De qualquer forma, é um livro super recomendado pra quem curte YA's sobre fantasmas.

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑