Resenha | Sobre A Escrita

quinta-feira, 9 de março de 2017

Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 256
Ano: 2015
Classificação:

Skoob

Sinopse: Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada. Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor não ficção, "Sobre a Escrita" é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.
Stephen King é um nome que provavelmente você já ouviu falar. O cara já vendeu milhões de livros pelo mundo todo e teve várias de suas obras adaptadas para o cinema (e dificilmente gosta dessas adaptações). Só com estes dados já dá pra ficar pelo menos um pouco curioso sobre a trajetória de vida e carreira de um dos escritores mais bem-sucedidos dos últimos tempos, né? Então continue lendo para saber o que eu achei de Sobre a Escrita!

A primeira coisa que a gente percebe quando começa a leitura é que o tom de King é exatamente como o de uma conversa. Eu senti como se estivesse sentada na sala da minha casa, recebendo o autor para tomar um café (chá, pra mim). Ele inicia a obra com uma breve autobiografia e "currículo", falando sobre sua infância, a relação com sua família (principalmente com sua mãe) e sobre os trabalhos que já teve antes de iniciar sua carreira de escritor. Nesse aspecto eu já me senti super inspirada por ver que King já ralou muito na vida antes mesmo de alcançar o mínimo de sucesso com o trabalho que o consagrou. 

Aos poucos vamos acompanhando a ascensão da carreira de escritor de King, desde os pequenos contos publicados em revistas ou vendidos aos amigos e familiares até o boom de Carrie, seu primeiro grande contrato com uma editora. Mesmo já sabendo que hoje Stephen King é um escritor milionário, ficava feliz a cada conquista que ele alcançava. Principalmente nos momentos mais difíceis, quando King estava casado e com filhos, quase passando fome, e algo acontecia para mudar a situação para melhor.

É claro que nem tudo são flores e ao falar de algumas de suas obras, King nos conta sobre os problemas que teve com álcool e drogas. Ele até chegou a escrever um livro inteiro - Cujo - tão drogado que alega não lembrar de quase nada de seu processo de escrita(!). É bem impressionante (e triste).

Temos uma parte dedicada apenas a dicas de escrita propriamente ditas, que era o que eu mais esperava. Marquei inúmeras passagens do livro em relação a isso, pois são diversos insights muito valiosos para quem deseja fazer da escrita, um trabalho. King fala sobre o processo, dá dicas de gramática (que são mais válidas para quem escreve em inglês, claro), nos mostra a importância da revisão etc. Fiquei encantada com todos os seus ensinamentos e pretendo revisitar a leitura dessa parte sempre que possível.

Imagens: Stephanie Bertram


O livro termina com uma reflexão sobre o acidente sofrido por King em 1999, em que o autor ficou em estado gravíssimo após ser atropelado enquanto corria numa estrada. Ele nos mostra, através de seu depoimento, o quanto a vida é frágil e como tudo pode mudar a qualquer momento. Fiquei muito impactada e emocionada com esta parte da obra.

Preciso mesmo dizer o quanto Sobre a Escrita é recomendado? Não só para futuros escritores, mas para qualquer um interessado em uma história de vida inspiradora e impactante.

Beijos e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑