Como sobreviver a um jejum de compras de livros

quinta-feira, 18 de maio de 2017
Imagem: Unsplash


Já faz um tempo que venho tentando me proibir de comprar livros, mas como sempre, sem muito sucesso. Porém, comecei a ter mais consciência e decidi que em 2017 isso ia mudar. Coloquei como meta diminuir minhas compras desenfreadas de livros - que pra falar a verdade, nem eram tão desenfreadas assim -, e preferi priorizar as leituras que já estavam paradas comigo há um tempo.

Comecei a perceber que não adianta acumular um monte de livros que servem apenas de enfeite. Qualidade vale muito mais do que quantidade. Leitores são, em essência, colecionadores, mas não é melhor mostrar seus livros favoritos arrumados em uma prateleira para alguém ao invés de uma estante inteira lotada de livros nunca lidos pegando pó?

Neste post eu quero ajudar você, amigo leitor, a diminuir aquele desespero que eu sei que você sente quando vê uma promoção na internet ou um lançamento bacana. Vou apresentar algumas dicas nesse pequeno guia que eu acho essenciais para quem deseja começar um jejum de compras de livros, mesmo que por pouco tempo. E posso garantir: ao final de tudo, você vai conseguir sobreviver!


Estabeleça uma meta possível

Você se conhece. Sabe quantos livros compra por mês. Então, tem noção de quanto tempo é possível ficar sem comprar ou o quanto consegue diminuir em suas compras mensais. Pra mim, foi assim: eu me proibi de comprar livros físicos por três meses, prolongando por mais três, se eu conseguisse. E-books, só em promoções realmente boas (menos de 10 reais). E tem funcionado muito bem até o momento, estou indo para o sexto mês na maior tranquilidade!


Não entre em livrarias

Esta dica é mais para quem tem o costume de comprar em livrarias físicas (o que não é o meu caso). Se ver de perto aquele livro lindo e novinho que você estava namorando há um tempo vai despertar um desejo irrefreável de compra em você, é melhor evitar até passar na porta!

Corra para as bibliotecas

Já que as livrarias estão banidas, o negócio é passar um tempo na biblioteca da sua cidade! Em muitos casos, o acervo é amplo e contém títulos atuais, basta ter um pouco de paciência e tempo para encontrar o que você quer.


Fuja das promoções online

Eu não posso deixar essa dica de lado. Promoções online são um perigo, fazem você comprar o que não quer ou o que não precisa só porque o precinho está ótimo. É bom cogitar até se descadastrar dos e-mails marketing das lojas virtuais para não receber de bandeja as promoções “imperdíveis” oferecidas pela Amazon, Submarino, Saraiva e similares.

Aprecie a sua TBR

Não mente pra mim: você tem uma pilha enorme de livros encostada aí no seu quarto, não tem? Ela pode até estar arrumadinha em uma estante, mas existe. Que tal selecionar alguns dos títulos contidos nela e ler ou assistir resenhas sobre eles para despertar seu interesse? Você pode acabar descobrindo o seu próximo livro favorito escondido entre esses esquecidos…

Desapegue

Sabe aquele livro que você leu, mas deu uma nota baixa? Ou aquele que você comprou no desespero e nunca teve vontade de ler? Que tal trocar com alguém ou em um sebo? Você sai ganhando porque vai ter coisas novas para ler enquanto dá a chance de novas pessoas conhecerem a história que você não tem mais tanto interesse!


Goodreads e Skoob? Só com moderação

Essas plataformas são tiro e queda para nos deixar desesperados por livros que ainda não temos, principalmente a primeira. Ao invés de ler sobre os novos lançamentos, use esse tempo livre para assistir aquela série que já está atrasada há um bom tempo…

Faça as contas

Você sabe quanto dinheiro pode economizar enquanto não compra  novos livros? Faça uma planilha com a somatória de todos os seus gastos com livros, tenho certeza que você vai se surpreender com a quantia final após um ano.

Então essas foram as minhas dicas para diminuir o volume de compras de livros sem entrar em desespero. Seguindo algumas delas, é bem possível que você consiga se organizar para não sucumbir ao consumismo que vive dentro desse nosso coraçãozinho de leitor. Espero que tenham gostado!

E me conta aí nos comentários: quais são as suas dicas para comprar menos livros?

Beijos e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑