Resenha | Fúria Vermelha

sexta-feira, 5 de maio de 2017
Autor: Pierce Brown
Editora: Globo Livros
Páginas: 468
Ano: 2014
Classificação:

Skoob
Sinopse: Fúria Vermelha é o primeiro volume da trilogia Red Rising, e revive o romance de ficção científica que critica com inteligência a sociedade atual. Em um futuro não tão distante, o homem já colonizou Marte e vive no planeta em uma sociedade definida por castas. Darrow é um dos jovens que vivem na base dessa pirâmide social, escavando túneis subterrâneos a mando do governo, sem ver a luz do sol. Até o dia que percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Tomado pela vingança e com a ajuda de rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra para descobrir a verdade. 'Fúria Vermelha' será adaptado para o cinema por Marc Forster, diretor de Guerra mundial Z.
Fúria Vermelha é mais um daqueles livros que me chamou a atenção por conta do hype. Li e assisti inúmeras resenhas antes de decidir iniciar essa trilogia, e mesmo tendo uma noção do que me esperava, acabei sendo surpreendida pela história e mundo criados por Pierce Brown.

A obra se passa em um futuro onde a tecnologia evoluiu a ponto de permitir que humanos habitem outros planetas, sendo o foco deste primeiro livro, Marte. Conhecemos a história de Darrow e sua jornada pelo complexo mundo de Vermelhos, Dourados, Obsidianos e tantas outras cores e classificações dessa sociedade. O worldbuilding criado por Brown me lembrou bastante o livro Admirável Mundo Novo, devido às menções a modificações genéticas e hierarquias que determinam quem está na ponta da pirâmide social. Achei que a inspiração do autor ficou na medida certa, sem forçar a barra ou virar uma cópia.

É muito difícil explicar o enredo de Fúria Vermelha sem soltar spoilers. Darrow começa como um personagem ignorante e fraco, que aos poucos vai se fortalecendo e crescendo de várias maneiras conforme avança rumo aos seus objetivos (que nem sempre são exatamente seus). Ele até soou um pouco irritante em alguns momentos, quando começou a ter certos "privilégios", mas não foi algo presente no livro todo. Algumas de suas motivações não trazem nada de novo no mundo das distopias; há a descoberta de que o Governo está mentindo, o sacrifício de pessoas amadas, a raiva crescente para derrubar aqueles que estão no poder. Mas a construção destas motivações é lenta, e apesar de um pouco incômoda, é necessária.

Fúria Vermelha tem bastante violência. Não pense que você será poupado. Mortes acontecem a todo o momento, quando menos se espera. A quantidade de sangue é insana, portanto se você não é muito fã de descrições detalhadas sobre feridas e corpos dilacerados, pense duas vezes antes de ler.

Uma das coisas bacanas da história é o espaço de tempo em que tudo se passa. Esse fator é crucial para que possamos acompanhar o crescimento e as mudanças de cada personagem, sem aquela pressa que vemos em diversos YA por aí. Acho que Fúria Vermelha nem se encaixa totalmente em YA, porque tem um tom muito mais maduro e sombrio, mesmo com personagens jovens. A idade dos personagens até seria algo negativo, mas que acabei relevando devido à quantidade de situações difíceis que todos enfrentam. Destaque para Sevro que poderia ser um moleque bobo mas que acaba sendo um dos melhores personagens!

Um dos pontos que me incomodou na história foi o excesso de informações contidas logo no início do livro. É muito difícil entender toda a dinâmica da sociedade com tantos termos desconhecidos e regras que não entendemos. Mesmo depois de finalizar a leitura, entendi muito pouco.

Outra coisa que não curti foi o ritmo. Por vezes a história se arrasta muito, e logo depois uma enxurrada de acontecimentos vem e nos deixa sem fôlego. Isso se repete como um ciclo e tornou a leitura cansativa, pelo menos pra mim. Felizmente as reviravoltas compensam esse andamento irregular da obra.

Pra finalizar, posso dizer que Fúria Vermelha é recomendado para quem gosta de livros mais densos e sem firulas, que contenham bastante violência e personagens que não são bons nem maus. Certamente vou continuar a trilogia, até porque aparentemente ela melhora a cada livro.

E você, já leu? Quer ler? Conta pra mim nos comentários!

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑