Resenha | Para Poder Viver

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Autora: Yeonmi Park
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 328
Ano: 2016
Classificação:

Sinopse: Em narrativa memorável, uma jovem norte-coreana conta como escapou de uma das mais sanguinárias ditaduras do planeta.Yeonmi Park não sonhava com a liberdade quando abandonou a Coreia do Norte. Mas sabia que fugir era a única maneira de sobreviver à fome, às doenças e ao governo repressor. Este livro é a história da luta de Park pela vida. O leitor acompanha sua infância no país mais sombrio do mundo. Em seguida, testemunha sua fuga, aos treze anos, pelo submundo chinês de traficantes e contrabandistas. Emociona-se com seu périplo pela China através do deserto de Gobi até a Mongólia, guiada pelas estrelas, em direção à Coreia do Sul. Vibra com seu papel como ativista pelos direitos humanos. Antes dos 21 anos, Yeonmi acumulou experiência suficiente para encantar todas as gerações de leitores neste livro memorável.
Se você acompanha as notícias, mesmo que com pouca frequência, já deve ter ouvido falar na política da Coreia do Norte. Pouco se sabe através de provas concretas, mas vez ou outra aparecem indícios de que campos de concentração são uma realidade para o povo norte coreano, além da existência de bases nucleares. Isso sem falar no total controle aparente que a população vive, incapaz sequer de deixar o país por conta própria.

Em Para Poder Viver, conhecemos a história de Yeonmi Park, uma jovem norte coreana que conseguiu escapar das garras do governo totalitarista da dinastia Kim, governo este que já dura décadas. Yeonmi nos conta com detalhes como foi sua infância na CN e sua fuga, já na adolescência. Já adianto que é uma história extremamente dolorosa e triste, que vai falar ainda mais profundamente com as mulheres devido aos horrores que Yeonmi e sua mãe tiveram de enfrentar. Mas todo o sofrimento é necessário para que possamos sentir empatia e compreender o quão séria é a situação deste país terrível.

A narrativa de Yeonmi é simples e possui tom de conversa. Apesar de ter amadurecido muito durante sua jornada, ela mostra em sua escrita um quê de ingenuidade ainda presente ao descrever as situações mais difíceis. Estupro, tráfico humano, violência e temas semelhantes são tratados com tanta sutileza que às vezes deixamos de perceber a crueldade por trás dos acontecimentos. Mesmo assim, em diversos momentos tive dificuldade de ler, tamanho o impacto das palavras de Yeonmi.

O desenvolvimento da história de Yeonmi é quase ficcional; tem momentos de aventura, romance e suspense. Todos os acontecimentos ocorridos em solo norte coreano soaram para mim extremamente parecidos com livros de distopia que já li. É inacreditável pensar que tudo isso esteja tão perto de nós, acontecendo neste exato momento, mesmo em um mundo com tanta tecnologia e (em sua maioria) liberdade.

Por muitas vezes refleti sobre os problemas que já tive na vida. Reconheço, após ler Para Poder Viver, o quão privilegiada posso me considerar por viver em um país democrático e livre (na medida do possível). Não consigo nem imaginar como é ser privado de todo e qualquer direito de escolher ou pensar por conta própria. E além disso, ter sua mente dominada por mentiras e sem a possibilidade de conhecer o mínimo do mundo exterior. É uma situação revoltante, e que só me trouxe um sentimento de impotência constante, por não saber como poderia ajudar mesmo que de forma ínfima.

Yeonmi é um exemplo de força e coragem, mas mais do que isso, é uma garota com suas inseguranças e seus defeitos, que foi obrigada a amadurecer de maneira bruta e cruel sem quase ter chance de dar a volta por cima. E é inspirador ver que mesmo com todas as circunstâncias apontando para o fracasso, essa menina conseguiu superar todo o inferno que passou e hoje luta para que seu povo um dia não pereça mais.

Não tem como não recomendar Para Poder Viver. É um livro para qualquer pessoa, pois todos precisam ter consciência do que se passa na Coreia do Norte, para que pelo menos possam ser gratos pelo que possuem. 

E eu espero um dia poder ver a libertação deste povo.

Beijos e até o próximo post :*

2 comentários:

  1. Adorei a sua resenha! Esse livro tem mesmo o poder de nos fazer ser gratos por cada pequeno privilégio que temos e que na maioria das vezes nem nos damos conta. Escolher a cor favorita, por exemplo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vanessa! É verdade, ciosas tão banais que possuímos se tornam privilégios perto do que a Yeonmi sofreu.
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑