Resenha | Cartas de Amor aos Mortos

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Autora: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Páginas: 344
Ano: 2014
Classificação:
Skoob
Link de compra

Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

Cartas de Amor aos Mortos, como o próprio nome sugere, é um livro composto por cartas. A protagonista, Laurel, recebe uma tarefa na escola e o que era para ser apenas um exercício, acaba se tornando algo muito maior e importante em sua vida.

Laurel não é muito diferente de outras personagens de quinze anos que vemos por aí. Ingênua, com problemas familiares e descobrindo a vida aos poucos, ela sofre a perda recente da irmã e usa as cartas para famosos falecidos como forma de catarse, pois escrevendo ela consegue entender melhor seus sentimentos e seguir caminho rumo à aceitação.

O livro se assemelha bastante a um diário, já que Laurel conta, através de uma narrativa em segunda pessoa, como foi seu dia e os acontecimentos recentes. Não há um padrão nos capítulos, é apenas carta após carta para pessoas distintas. No começo isso me agradou, mas com o tempo foi ficando cansativo.


Uma coisa que me incomodou foi o fato de a autora tentar relacionar os pensamentos de Laurel com a pessoa a quem ela destinava a carta. Pareceu forçado em vários momentos, como se coincidentemente acontecesse algo na vida da personagem que a fazia se lembrar de alguma personalidade já falecida (personalidades que muitas vezes nem faziam sentido uma adolescente conhecer).

O enredo é todo sobre luto e adaptação, já que Laurel está começando em uma nova escola e precisa lidar com novas amizades e possíveis paixonites. Acho que os personagens secundários foram bacanas, e o interesse amoroso foi ok. Tudo soa bem ingênuo e doce, o que acho bom, já que o livro claramente se destina a um público mais novo.

A obra aborda também, além dos temas citados, outros assuntos pertinentes como relacionamentos LGBT+, abuso e preconceito. Tudo é inserido de forma leve e o livro todo tem um ritmo bem fluido.

A história não caminha para um grande clímax, mas é possível perceber que há alguma coisa oculta no passado de Laurel que faz com que ela sinta bastante culpa. Quando esse acontecimento é revelado, confesso que achei um pouco desnecessário; a autora já havia inserido o assunto em questão anteriormente e pareceu que acrescentar a mesma coisa na vida da protagonista só serviu para dramatizar ainda mais uma história que já era triste o suficiente. Acho que entendo o porquê de Ava Dellaira ter feito isso, mas não foi algo que me agradou muito.


Cartas de Amor aos Mortos é uma leitura recomendada principalmente a leitores iniciantes no YA, já que não traz nada de novo para quem já está acostumado com o gênero. O livro passa boas mensagens e resgata um pouco da inocência do início dessa fase da vida em que ainda estamos tentando nos encontrar.

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑