Resenha | Um Encontro de Sombras

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Autora: V. E. Schwab
Editora: Record
Páginas: 560
Ano: 2017
Classificação:

Sinopse: Kell e Lila estão de volta nesta sequência de Um tom mais escuro de magia Quatro meses se passaram desde que a pedra sombria caíra nas mãos de Kell. Quatro meses desde que seu caminho cruzara com o de Delilah Bard. Quatro meses desde que Rhy fora ferido, que os gêmeos Dane foram derrotados e que a pedra fora enviada com o corpo moribundo de Holland, pelo portal, de volta para a Londres Preta. Em diversos aspectos, as coisas quase voltaram ao normal, apesar de Rhy ficar mais tempo sóbrio e de Kell estar sempre assolado pela própria culpa. Inquieto e tendo desistido dos contrabandos, Kell é frequentemente visitado por sonhos sobre acontecimentos mágicos de mau agouro, acordando apenas para pensar em Lila, que desapareceu no píer como sempre desejara fazer. Conforme a Londres Vermelha finaliza as preparações para os Jogos Elementais (uma competição de magia internacional e extravagante com o intuito de entreter e manter saudáveis os laços entre os países vizinhos), certo navio pirata se aproxima, trazendo velhos amigos de volta ao porto da capital. Mas, enquanto a Londres Vermelha está absorta em bajulações e nas emoções dos Jogos, outra Londres está gradualmente voltando à vida, e aqueles que se pensava estarem perdidos para sempre retornaram. Afinal, uma sombra que se esvai no meio da noite reaparece pela manhã, e tudo indica que a Londres Preta se ergueu novamente. Sendo assim, para manter o equilíbrio da magia, outra Londres deve perecer.
Esta resenha pode conter spoilers do primeiro livro.

Um Tom Mais Escuro de Magia foi o livro responsável por despertar minha paixão por Victoria Schwab / V. E. Schwab. Em Um Encontro de Sombras, segundo livro da série Tons de Magia (pois é, parece que a autora está planejando mais uma trilogia que se passará no mesmo mundo), eu reencontrei todos os fatores que me fizeram amar o primeiro livro, porém com um desenvolvimento bem mais lento que quase fez este volume cair na temida “síndrome do segundo livro”.

A obra se inicia quatro meses após os acontecimentos de seu antecessor. Kell e Lila estão em situações completamente diferentes: ela vivendo a vida que sempre sonhou à bordo de um navio pirata e ele tentando lidar com o rei e a rainha de Arnes, que não parecem mais tratá-lo como um filho.

O primeiro terço do livro é quase que inteiramente dedicado a desenvolver e se aprofundar na personagem de Lila, que deseja aprender mais sobre magia e conta com a ajuda de Alucard, o capitão do navio que ela quase conseguiu roubar. A relação entre eles é bem trabalhada; a autora teve a oportunidade de abordar um possível triângulo amoroso mas fiquei muito feliz por não ter feito isso. Vi alguns comentários de pessoas que não curtiram o Alucard mas eu não me incomodei tanto, apesar de admitir que ele é o equivalente masculino da Lila.


Por falar em masculinidade, V. E. Schwab faz questão de diminuir os trejeitos femininos de Lila a todo tempo, para mostrar como isso a torna forte e destemida. Isso é meio desnecessário, afinal, uma mulher pode sim ser totalmente feminina e ainda assim possuir uma força e coragem "acima da média". Uma coisa não interfere na outra, então esse tipo de abordagem da personalidade de Lila me incomodou um pouco.

Já na metade da história, começamos a ver um pouco mais de ação. Um torneio é introduzido e como eu gosto bastante de competições e jogos, fiquei bem entretida nos capítulos que o abordam. Mas não pense que o ritmo acelera; tudo o que envolve este torneio é desenvolvido sem pressa, ainda tentando aprofundar mais na vida dos personagens ao invés de focar nos grandes acontecimentos.

Os últimos capítulos é que são os responsáveis por grande parte da ação. É no final que começamos a entender o futuro dos personagens e o que a autora estava planejando fazer desde o começo. A história termina com um grande cliffhanger que me deixou desesperada pelo próximo livro. Editora Record, cadê?


Recomendo muito essa série, principalmente para os fãs de magia, fantasia e mundos paralelos. A escrita da V. E. Schwab é super imersiva e encantadora, e eu espero poder ler cada vez mais livros dela!

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑