Resenha | Se Eu Morrer

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Autora: Amy Plum
Editora: Farol Literário
Páginas: 512
Ano: 2015
Classificação:

Sinopse: Depois de um longo tempo de espera para se encontrarem, Kate e Vincent veem desmoronar a perspectiva de enfim ficarem juntos. Ao serem traídos por alguém em quem achavam que podiam confiar, Kate perde Vincent. Agora o inimigo está determinado a controlar os imortais da França e até a iniciar uma guerra para conseguir o que quer. Mas Kate não desiste, ela sabe que Vincent está em algum lugar e fará qualquer coisa para salvá-lo.
Leia a resenha de Morra por Mim aqui.
Leia a resenha de Até que eu Morra aqui.

Se Eu Morrer é o terceiro e último livro da trilogia Revenants, que comecei a ler lá em 2015. Esse livro conseguiu melhorar em relação ao segundo, mas será que foi suficiente para me fazer curtir e recomendar a trilogia?

A história de Se Eu Morrer se inicia logo após os eventos de Até que eu Morra. Vincent está desaparecido e sob o domínio de Violette, a jovem e ambiciosa revenant que acredita que ele é o Defensor. Logo no início, um acontecimento nos pega (um pouco) de surpresa e guia o restante do enredo a partir dele. Kate precisa correr contra o tempo para conseguir reverter uma situação aparentemente irreversível, e para isso ela contará com o apoio da estirpe de Paris, seus familiares e mais alguns aliados que vamos conhecendo no decorrer da história.

É difícil falar sobre este terceiro volume sem soltar nenhum spoiler, mas vou fazer o meu melhor. A trajetória de Kate se desenvolve de maneira bem lenta nos primeiros capítulos, arrisco dizer que até mais da metade da obra ficamos sem um grande acontecimento. Foi interessante conhecer um pouco mais sobre as origens dos revenants e dos adivinhos. Há alguns rituais e eventos mais místicos que tornam esse livro mais próximo da Fantasia e mais distante do Romance Sobrenatural (apesar de ainda ter muito foco no relacionamento de Vincent e Kate).


Uma das coisas que mais me atraiu nessa trilogia foi o fato de Kate não ser a protagonista de YA padrãozinha, do tipo boba e sonsa que vemos por aí. Mas em Se Eu Morrer, Kate ganha um ar de “the chosen one” que achei bem desnecessário. De repente todos a acham a garota mais incrível que já pisou na Terra e isso fica chato de acompanhar depois de um tempo. O indício de triângulo amoroso também foi chatinho e totalmente dispensável, sem motivo nenhum para estar ali a não ser gerar conflito para encher linguiça.

O desfecho da obra é satisfatório mas um pouco previsível. Amy Plum até tenta trazer emoção com uma batalha épica nas últimas páginas, mas que acaba sendo resolvida fácil demais, sem dar tempo para sofrermos um pouquinho.


No geral, eu recomendo a trilogia para os fãs de romance que não se importam com o bom e velho clichê. O romance é fofo, os personagens são interessantes, a relação entre eles é crível e a ambientação em Paris é uma delícia de ler, além de possuir um dos seres sobrenaturais mais interessantes que já tive a oportunidade de ler. Se essa é a sua praia, se jogue de cabeça nessa história!

Tem vídeo no canal falando sobre a trilogia completa sem spoilers, assista:


Beijos e até próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑