Voltando às raízes

domingo, 26 de agosto de 2018
Primeiramente, quero começar este post dizendo que o blog não vai acabar. Não sou famosa, poucas pessoas visitam com frequência o DdP, mas mesmo assim é bom avisar de antemão para aqueles que possam sentir falta caso esse meu espacinho na internet deixe de existir repentinamente. Então, podem ficar tranquilos quanto a isso (pelo menos por enquanto).

Já faz algum tempo que eu venho refletindo sobre os rumos que quero dar para o blog (e para o canal, a fanpage, o instagram etc.). Estou pensando no quanto vale a pena manter tudo isso ativo/atualizado. A internet é uma ferramenta incrível, e ver o crescimento dela ao longo dos anos foi algo super importante pra mim, tanto pessoal quanto profissionalmente. Eu encontrei uma voz aqui, uma maneira de me expressar pro mundo, de colocar meus pensamentos pra fora. Então não dá pra simplesmente ignorar isso e abandonar tudo depois de alguns momentos de reflexão.

Só que eu venho me sentindo meio sufocada ultimamente. Como eu disse antes, meu blog não é grande, mas mesmo assim eu sinto uma pressão (que nem mesmo sei de onde vem) para mantê-lo sempre atualizado, sempre relevante, sempre interessante. O mesmo acontece com o canal e todas as outras redes. O que mais encontramos por aí são artigos e vídeos de experts em conteúdo ensinando como sempre ter algo importante para postar, independente da plataforma ou do segmento. Já cheguei a pesquisar muito sobre isso, e até acho interessantes as estratégias para se alcançar sucesso na internet; mas a questão é que eu já não me importo mais com essas coisas.

Nossa, que libertador me dar conta disso! Eu não me importo com seguidores, com comentários, com os compartilhamentos. Não faz mais sentido pra mim. Não vou negar que parte desse sentimento vem da minha preguiça de fazer todo o trabalho necessário para "ser vista", mas também não é só isso; eu não quero fazer parte dessa competição toda entre os produtores de conteúdo, que ocorre principalmente por conta das mudanças constantes nos algoritmos de algumas plataformas/redes sociais. 

Eu quero paz na minha cabeça pra focar em outras coisas mais importantes.

"E que coisas são essas?", você pode estar pensando. A resposta é simples: os livros e a escrita. Sim, isso sempre esteve presente aqui no DdP e de maneira geral na minha vida, mas agora eu quero focar nisso e somente nisso. Sem interferências. O que significa que muito do conteúdo que eu produzo pra internet precisa mudar ou voltar ao que era lá em 2014, quando eu criei o blog (já são 4 anos, quem diria?).

Te convido a visitar alguns posts do começo do Ddp. Pra te ajudar, vou listá-los abaixo:


Viu como era bem mais simples? Eu só escrevia sobre o que gostava sem pensar em mais nada. O foco era colocar as palavras em ordem, pra trazer um sentido aos pensamentos que estavam perdidos na minha cabeça. Sem cobrança, sem pressão. Tudo na maior tranquilidade.

Essa é a minha essência, o que eu faço com mais alegria. E é por isso que eu quero e preciso trazer de volta esse conteúdo, deixando tudo o que sobra pra trás. Chega de posts sobre filmes e séries ou posts para encher linguiça; não quero mais pensar em escrever um texto cheio de palavras-chave, aplicando SEO, divulgando em tudo o que é grupo no Facebook. A partir de agora, o conteúdo será sobre livros e escrita. E talvez eu afunile ainda mais e torne o DdP apenas um banco de resenhas, mas essa é uma ideia que ainda preciso amadurecer.

Talvez eu ainda publique algo na categoria Aleatoriedades, sem me obrigar a escrever sobre nada em específico. Meus contos e flash fictions estão reunidos no Parágrafos que eu te fiz, e pretendo manter assim (inclusive estou morrendo de vontade de postar umas coisinhas por lá!). Aqui ainda será um espaço mais opinativo mesmo, com resenhas literárias e outros textos diversos.

As minhas redes sociais continuarão ativas, e eu pretendo manter o Instagram mais atualizado (e sem pressão, claro). O futuro do canal ainda é incerto; provavelmente vou seguir postando um vídeo por semana, que é a média atual (apesar de estar meio desatualizado). Não tenho intenção de abandonar, mas vou encará-lo mais ou menos como o blog: postando somente o que eu gosto, sem me cobrar e sem falar sobre assuntos muito aleatórios.

Agradeço a quem leu até aqui e espero que ainda possa contar com a presença de alguns de vocês, seja apenas lendo os posts, comentando ou interagindo de qualquer outra forma.

Beijos e até o próximo post :*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑