Resenha | Rainha das Sombras

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Autor: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 644
Ano: 2016
Classificação:
Sinopse: Todos que Celaena Sardothien amou lhe foram tirados. Mas finalmente chegou a hora da retribuição. A vingança promete ser tão dura quanto o aço da Espada de Orynth — a espada de seu pai. Finalmente Celaena retornou ao império; por justiça, para resgatar seu reino e confrontar as sombras do passado.A assassina está morta. Ela abraçou a identidade de Aelin Galathynius, rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. E ela vai lutar. Por seu primo, a Puta de Adarlan, o general do Norte... um guerreiro preparado para morrer por sua soberana; por seu amigo Dorian, um príncipe preso em uma inimaginável prisão; por seu povo, escravizado por um rei cruel e à espera do retorno triunfante de sua líder; por seu carranam e a libertação da magia.Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin precisa tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados. Tudo isso enquanto os valg continuam trabalhando nas sombras. E Manon Bico Negro, a Líder Alada das Treze, treina suas bestas voadoras. Mas é de Morath, a fortaleza montanhosa do Duque de Perrington, que uma ameaça como nenhuma outra promete destroçar seu grupo de rebeldes e sua corte recém-formada. 
Leia a resenha de Trono de Vidro aqui.
Leia a resenha de Coroa da Meia-Noite aqui.
Leia a resenha de Herdeira do Fogo aqui.

(Nem preciso dizer que esta resenha contém spoilers dos livros anteriores, né?)

Essa vai ser de longe a resenha mais difícil de escrever em 2016. Por isso já peço desculpas se esse texto parecer mais um apanhado de aleatoriedades do que uma resenha propriamente dita; é muito complicado expressar de forma coerente todos os meus sentimentos em relação a esse quarto livro de uma série que estava a um passo de entrar pra lista de favoritos, mas falhou miseravelmente.

Em Rainha das Sombras, iniciamos a leitura acompanhando o retorno de Aelin (que cada vez mais vai deixando de ser Celaena) a Forte da Fenda, com intuito de resgatar seu primo Aedion das garras do rei de Adarlan. Aos poucos esse enredo vai se ampliando e se tornando maior, algo já conhecido pelos leitores da série. Até a metade do livro eu bocejei muito, porque nada de interessante parecia acontecer, e confesso que estou me cansando muito disso. A cada livro as páginas só aumentam e o desenvolvimento da história fica cada vez mais raso.



Alguns personagens já conhecidos estão de volta, como Chaol (amorzinho da vida), Lysandra e Rowan. Manon também tem sua importância com o plot das bruxas e somos apresentados a mais personagens novos, que em alguns momentos tiveram valor, mas na maioria deles soaram pra mim apenas como um artifício para encher linguiça e tentar deixar a história mais complexa (sem muito êxito, aliás).

E por falar em personagens, que belo papelão a SJM fez com os seus, hein? Descaracterizou completamente a maioria deles, distorcendo seus traços mais marcantes apenas porque ela pode fazer isso. Acho que tem alguém sofrendo de megalomania...

Pra vocês entenderem melhor, aqui estão alguns exemplos dos pensamentos que tive ao longo da leitura:

- Meu Deus, como a Aelin é chata.
- Chata é pouco. Insuportável é melhor.
- Alguém dá um tapa nessa garota, plmdds!
- Chaol teamocasacomigo
- Peraí, o que fizeram com você? Não to reconhecendo esse Chaol, não.
- Ai Rowan, apenas morra.
- DESDE QUANDO A AELIN MORRE DE AMORES POR ESSA PESTE DESSE ROWAN?
- DESDE QUANDO CHAOL E AELIN SENTEM ÓDIO MORTAL UM PELO OUTRO?
- Acho que tem um livro entre Herdeira do Fogo e Rainha das Sombras que eu não li, não é possível.
- Quem são essas pessoas? Devolvam os meu personagens queridos!
- Ok, a Lysandra é bem legal. 
- Aelin sendo sedutora e andando sem calcinha por aí: qual a necessidade disso?????
- DORIAN !!!
- CHAOL !!!!!!!!
- Muita sacanagem isso aí.
- To tão irritada que nem sei mais o que pensar.

...entre outras coisas.

Desculpem se nada fez sentido, mas é que estou realmente decepcionada com a capacidade da SJM de destruir uma história tão boa, que tinha tanto potencial. É claro que como autora ela pode fazer o que quiser, mas precisava deixar isso tão claro, manipulando seus personagens de maneira tão covarde só pelo seu bel-prazer? E eu nem to falando apenas do ship. Estou falando de tudo, até porque o que me atraiu na série não foi nem de longe o romance. Foi a verossimilhança dos personagens, que não existe mais.



Não me sinto mais ligada a ninguém. E durante toda a leitura eu tentei encontrar uma conexão entre esses personagens com os que eu conheci em Trono de Vidro e Coroa da Meia-Noite. E é claro que não consegui.

Muitos abandonaram esta leitura e consequentemente, a série; eu não farei isso apenas por todo o tempo investido e quão apegada fiquei a esse mundo. Sei que ainda corro o risco de passar muita raiva, tanto que não pretendo ler o próximo livro tão cedo. Vou ler resenhas antes, provavelmente com spoilers, para saber onde vou me meter.

Então, é isso. Personagens destruídos e um enredo que parece fugir completamente de tudo o que havia sido pensado até então. Se Rainha das Sombras fosse um livro único ou o início de uma série, funcionaria perfeitamente bem; o problema é que ele destoa completamente dos outros livros da série e faz com que nos perguntemos o motivo de tanta mudança. E eu nem sei se quero saber a resposta.

Imagens: Stephanie Bertram


Quem aí já leu? Pretende continuar a série ou se decepcionou também? Conta aí nos comentários!

Beijos e até o próximo post :*



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ↑